Captação para Informação e Reportagem

Módulo de Curso | Câmara e Iluminação I

CONTEÚDOS DO CURSO

|CAPTAÇÃO DE INFORMAÇÃO E REPORTAGEM (32h)
A dupla jornalística: repórter e câmara. Legislação. Práticas e cuidados de trabalho em variados cenários: públicos, institucionais, manifestações, conflitos, etc. Equipamentos de transmissão remota de imagem para canal ou estação de televisão. Tipologias de cobertura em reportagem: Entrevistas, ambientes e planos de corte. Exercícios de captação e edição de reportagem informativa orientados por formadores que constituem uma dupla jornalística de vários anos de experiência de trabalho em conjunto em informação e grande reportagem.

FORMADOR

Teresa Botelheiro, Jornalista
Licenciada em Comunicação Empresarial e Mestre em Marketing Estratégico pelo Instituto Superior de Comunicação Empresarial, tem desenvolvido a sua carreira profissional na Rádio e Televisão de Portugal (RTP). Tem uma carreira nacional e internacional na área da Comunicação Social e foi distinguida várias vezes por instituições públicas e privadas pelos trabalhos desenvolvidos enquanto jornalista da RTP. Foi enviada especial ao conflito militar da Guiné-Bissau (1998), à crise económica na Argentina (2002), às eleições presidenciais na Venezuela (2003) e a ações humanitárias na guerra de Angola (2005). Em 2004, inicia a carreira na Grande Reportagem, onde se destaca o primeiro documentário, “Inocência Mutilada”.  Assumiu o cargo de Assessora de Comunicação do Conselho de Reitores das Universidade Portuguesas e em 2015, foi Assessora de Imprensa do Ministério de Educação e Ciência.

carlos-oliveiraCarlos Oliveira, Repórter ENG
Curso técnico – profissional de TV. De 1985 a 1992 trabalhou numa produtora de vídeo de realização de conteúdos para televisão, publicidade e institucionais. Exerceu funções de Operador de Câmara e de Iluminação, nos últimos dois anos acumulando estas funções ás de Responsável Técnico Operacional. Em 1992 frequentou um curso de Jornalista Repórter de Imagem no Centro de Formação da RTP. Atualmente, trabalha como Jornalista Repórter de Imagem para RTP.

OUTRAS INFORMAÇÕES

| ESPAÇO E EQUIPAMENTOS
Sala com um computador por aluno, LCD e internet.
Software: Adobe Creative Cloud 2015: Premiere CC, After Effects CC, Audition CC, Media Encoder CC, Photoshop CC, Illustrator CC.
Estúdio de vídeo para produções com uma e várias câmaras profissionais. Ciclorama com chromakey. Sistema de cenário virtual. Grua Jimmy jibTriangle, pedestais e teleponto. Câmaras broadcast (HD, 16:9, memorycard) para estúdio e exteriores. Câmaras DSLR com lentes, grip e outros acessórios. Equipamento de iluminação e de áudio para exteriores. Auditório para espetáculos e gravação multi-câmara. Carro de exteriores TV com régie para gravação e transmissão multi-câmara. Câmara e acessórios para cinematografia digital em publicidade e ficção (em parceria com marca). Em parceria com Omnicam: microcâmaras, câmaras robô PTZ, PerchCam, Omnicam, câmara Hymotion, câmara com sistema suspenso 4Sky.

| MODALIDADE DA FORMAÇÃO
Inicial

| METODOLOGIA PEDAGÓGICA
Demonstrativa, expositiva, participativa.

| ORGANIZAÇÃO DA FORMAÇÃO
Presencial

WORLD ACADEMY
Avenida Comendador Nunes Côrrea, nº 44
2790-224 Carnaxide

Inscrição

| PREÇOS
Valor Total do Módulo: 350€
2 Mensalidades: 180€

| DESCONTOS
15 % | Parceiros, Formadores e Alunos World Academy
(descontos não acumuláveis)

O pagamento da primeira mensalidade é efetuado no ato de inscrição e da segunda até ao dia 5 do primeiro mês da formação.

 | PRE-REQUISITOS
Mínimo de 17 anos à data da inscrição.
Frequência de 11º ano de escolaridade como mínimo.
Análise de Currículo para admissão ao módulo.

| PROCESSO DE INSCRIÇÃO
– Entrega presencial ou por e-mail (secretaria@worldacademy.pt) de Currículo e da Ficha de Inscrição devidamente preenchida.
– Pagamento da primeira prestação.
– Leitura e aceitação do Contrato de Formação.
– Leitura e aceitação do Regulamento da World Academy.
– Entrega de cartão de cidadão, fotografia digital e comprovativo de morada.

| FORMAS DE PAGAMENTO

– Presencial através de Multibanco ou Numerário na Secretaria da World Academy.
– Por transferência Bancária IBAN PT50 0018 00034 103081802072 (o comprovativo de transferência terá de ser enviado com o processo de inscrição para secretaria@worldacademy.pt).

As inscrições por e-mail ou correio estão sempre sujeitas a confirmação por parte da Secretaria da World Academy.

| CONDIÇÕES GERAIS

Os módulos de curso têm avaliação com classificação.
O aproveitamento no módulo confere Certificado de Formação.
As datas poderão sofrer alterações sem aviso prévio.
As condições de funcionamento e organização da formação, deveres e direitos do aluno, entre outras regras e procedimentos, devem ser consultados no Regulamento da World Academy.
O processo de inscrição automaticamente valida a aceitação dos termos deste regulamento.

 

A World Academy pode alterar o conteúdo aqui divulgado.