Som I

CURSO ESPECIALIZAÇÃO PROFISSIONAL

som

O áudio, a música e o Som em geral são hoje reproduzidos em variadas plataformas, nomeadamente em conteúdos de internet, venda digital e streaming. No entanto continuamos a necessitar de Estúdios de Gravação para gravar, editar e misturar música e áudio para imagem. Ser um bom Técnico de Som profissional é a garantia de qualidade na reprodução sonora.

CONTEÚDOS DO CURSO

| O FENÓMENO DO SOM (27h)
Fenómenos do som: propagação sonora; frequência e comprimento de onda; onda simples e complexa; harmónicos; o espectro sonoro. A intensidade de som e o decibel. Fenómenos acústicos: absorção; reflexão; transmissão; difração; refração; difusão; reverberação; delay; formas de controlo de ruído. Ouvido e perceção: anatomia e funcionamento; intensidade e frequência; localização espacial de fontes sonoras; fenómeno auditivo e sistemas de medição.

| ELETRICIDADE E ELECTRÓNICA (27h)
A eletricidade e a eletrónica para o áudio: leis fundamentais; a manutenção de equipamento; instrumentos e ferramentas, a mala do técnico de som; alguns circuitos mais significativos. Áudio digital: teorema de Nyquist; a quantização; processo de gravação e reprodução; ligações: AES/EBU, S/PDIF e tipos de conexão tais como MADI, ADAT, TDIF, USB, MIDI, etc..

| AUDIÇÃO CRÍTICA E LINGUAGEM MUSICAL (24h)
Educação auditiva; desenvolvimento auditivo e análise crítica; equilíbrio tonal de sistemas de escuta; dinâmica, corpo harmónico e transparência musical.
Conceitos de linguagem musical: as notas; a pauta; claves; figuras rítmicas; escalas e graus, tons e meios-tons; o compasso; compassos mais usados; tempo, metrónomo e bpm; intensidade de som; tempos fortes, tempos fracos; ritmo, melodia, harmonia; famílias de instrumentos. Agrupamentos vocais e instrumentais: os naipes de voz; géneros musicais; o midi e a linguagem musical; editor de pauta e correspondências com a linguagem musical.

| PRO TOOLS (33h)
Pro Tools como workstation digital, o in/out Setup, MIDI Studio Setup, configuração e optimização do sistema, possibilidades do sistema, importação de ficheiros e session data, estrutura dos menus, tipos de pistas, janela de edição, timebase, edição em gridmode e determinação de BPM, edição áudio, modos de gravação, modos de escuta, automação de pistas e plugins, técnicas de mistura básicas, criação da mistura final (bounce to disk).

| ESTÚDIO, CAPTAÇÃO E GRAVAÇÃO ÁUDIO (45h)
O estúdio de som. Microfones: diafragma; princípios de funcionamento, tipos de microfones, caraterísticas técnicas e eléctricas; A escolha do microfone, pré-amplificadores, técnicas de captação para instrumentos acústicos e elétricos e normas de captação estéreo. Mesas e controladores áudio: mesa analógica, mesa digital e controlador DAW. Gravação em Pro Tools: abrir sessões, armar pistas, in/out setup, planificar o routing de sinal interno e externo; sincronismo, escutas. Retorno do sinal. Utilização de auxiliares e inserts, processamento de sinal; backups.

| MISTURA E MASTERIZAÇÃO (36h)
Módulo teórico-prático, constituído por exercícios de edição, processamento, mistura e masterização em Pro Tools e outros softwares especializados em masterização. Processamento de sinal: equalização, compressão e limiters, os efeitos de reverb, delay e por modelação. Os vários tipos de plugins. Edição em Protools. As principais funções de edição.

| MIDI (24h)
O MIDI 1.0: normas e ligações, Midi IN, OUT, THRU, Daisy Chain. Interfaces MIDI, cabos e fichas, portas de ligação. As mensagens MIDI, o GM e o XG. Equipamentos. Teclados e módulos de Som, sequenciadores e samplers. As novas tecnologias associadas ao MIDI. O Midi setup, configuração e optimização de sistema informático. Mac OS/Windows. Configuração básica em ProTools, o Rewire. Sincronismo MIDI com hardware. Interfaces e controladores externos, teclados, controladores de faders, drum pads, triggers, etc..

| PROJETO MUSICAL (54h)
O objetivo deste módulo é implementar trabalhos onde os alunos põem a prova os conhecimentos adquiridos ao longo do ano, onde concebem, desenvolvem e finalizam um projeto musical, não serão lecionados conteúdos. O trabalho obedecerá a um calendário que se pretende rigoroso. Os alunos criam, definem e escolhem em grupo os projetos que pretendem concretizar. Os parâmetros técnicos mínimos são definidos pelo formador. A avaliação do módulo será feita em função do cumprimento do projeto nas suas vertentes: calendário, criatividade, rigor técnico e espírito de equipa.

| FORMAÇÃO EXTRA
A World Academy estimula a que os seus alunos aprendam o máximo possível, mesmo fora de aulas: colaboração em exercícios de alunos de outros cursos como p.e. Criação Musical, Acting ou Apresentador; uso do estúdio e outros meios fora das aulas; visitas a estúdios profissionais.

| ESTÁGIO CURRICULAR
Estágio em contexto real de trabalho, com período mínimo de 160h e máximo de 480h (1 a 3 meses). Sujeito a avaliação prévia positiva (10 em escala 0-20) na componente académica do curso. Datas dos estágios a marcar entre Julho e Outubro de 2017. Todos os estágios incluem orientador na entidade acolhedora.

FORMADORES

Eduardo Krithinas
Técnico de Som

Fernando Abrantes
Técnico de Som e Produtor 

Nuno Faria
Músico e Produtor

Luís Belo Lopes
Técnico de Som
Suse Ribeiro
Engenheira de Som  
tiago-gomes-sousaTiago Gomes de Sousa
Engenheiro de Som

OUTRAS INFORMAÇÕES

| PARCEIROS PRINCIPAIS
Índigo- The Sound Experience
Estúdios Pim Pam Pum
Festival Super Bock Super Rock
Festival Sol da Caparica
Festival Meo Sudoeste
Festival Andanças
TVI
RTP
Fuel TV
Sporting TV
Canal Q
David & Golias
Take and Sound
2 Riscos
ADLC
Medialuso
Panavideo
Coyoteland Media Group
Shortfuse
Terra Líquida
Trix
CTL- Cultural Trends Lisbon
Music Box
Meo Arena
CCB
Teatro São Luiz
Teatro Camões
Antena 1, 2 e 3
Vicoustic
Amperel

| ESPAÇO E EQUIPAMENTOS
Sala de aula e pré e pós-produção áudio com 1 computador por aluno. Software: Pro Tools 12 e Ableton Live 8. Estúdio de som
profissional com Control Room e 2 salas de captação (15 e 100m2). Backline com bateria, baixo, amplificação e outros instrumentos diversos. Estúdio equipado com Pro Tools 12. Tratamento acústico por Luis Belo Lopes com materiais Vicoustic. Monição Estéreo Profissional, compressores, equalizadores paramétricos e processadores de efeitos. Microfones de condensador de membrana larga e pequena, microfones dinâmicos para diversas aplicações e teclado MIDI individuais. Mesa analógica, mesa digital e controlador DAW. Auditório com grid, sistema de PA e mesa digital, ligado ao estúdio de áudio para gravação multipista. Outros equipamentos para áudio: microfones de lapela, shotguns e gravadores/mixers para exteriores e estúdio TV. Carro de exteriores TV e régie portátil multicâmara. Equipamento de rádio para gravação, edição e emissão web.

| UTILIZAÇÃO DE MEIOS
Os alunos poderão solicitar espaços e meios extra aulas, mediante disponibilidade e capacidade de uso.

| MODALIDADE DA FORMAÇÃO
Inicial

| PRÉMIOS
Os melhores alunos são premiados no final de cada ano, com ações de formação ou disponibilidade de meios de produção.

| BOLSAS
Todos os anos a World Academy abre vagas para estágios internos, na modalidade de troca por curso, para alunos com bom perfil mas que comprovem dificuldades financeiras sérias.

Inscrição

Inscrições a partir de 02 Maio 2017

| CANDIDATURA
Marcação de entrevista para orientação e seleção.
Apresentação de currículo e ficha de candidatura (download para preenchimento).
Mínimo de 17 anos à data da candidatura.
12º ano de escolaridade ou percurso académico/ profissional relevantes para o curso.

| PROCESSO DE INSCRIÇÃO
Depois de aprovação em entrevista é necessário:
– leitura e aceitação escrita do Regulamento e do Contrato.
– entrega de currículo, cópia do certificado de habilitações, * apresentação do cartão de cidadão, fotografia “passe”, comprovativo de morada.

*A cópia/digitalização do cartão de cidadão, para arquivo da World Channels, S.A, apenas será feita com autorização expressa do titular do mesmo, uma vez que de acordo com artigo 5.º da Lei n.º 7/2007 de 5 de fevereiro, este procedimento não é obrigatório.

| CONDIÇÕES GERAIS

As condições de funcionamento e organização da formação, deveres e direitos do aluno, entre outras regras e procedimentos, devem ser consultados no Regulamento da World Academy. A leitura e aceitação dos termos do mesmo são obrigatórias antes do ato de inscrição.

A World Academy pode alterar o conteúdo aqui divulgado.