Produção e Promoção de Música

CURSO ESPECIALIZAÇÃO PROFISSIONAL

prod-musical

As novas formas de distribuição e venda de música, criaram uma maior necessidade na promoção e visibilidade dos artistas e músicos em geral. Assim o trabalho do promotor e do produtor é cada vez mais uma peça essencial no marketing e promoção de artistas e da música.

CONTEÚDOS DO CURSO

| INDÚSTRIA MUSICAL (18h)
A história da música. A influência dos movimentos artísticos na criação musical. Evolução da indústria discográfica. A nova geração de tecnologias. Tendências no mercado da música.

| MANAGEMENT, AGENCIAMENTO E EDIÇÃO (24h)
Produtores, managers, editoras, promotores e agentes. Organização e gestão das editoras. Majors, independentes, netlabels e edição de autor. Gestão de repertório e catálogos. Publishing e Licenciamento. Distribuição e vendas: canais, especificidades. Gestão de carreira. Agenciamento de artistas. Funções de management.

| LEGISLAÇÃO (18h)
A proteção das obras, os direitos de autor e direitos conexos. Intervenientes no processo de produção musical e elementos contratuais. Gestão coletiva de direitos. Legislação do espetáculo e da distribuição e reprodução digital.

| GESTÃO FINANCEIRA (21h)
A indústria da música: planos financeiros. Despesas: fabrico, distribuição, retalho, campanhas, artistas, outros. Receitas: cd e dvd, web, concertos, tv, sponsoring , mobile, merchandising, crowdfunding , outros. Orçamentação e gestão financeira de projectos. Gestão integrada de produto: packaging (valorização do produto), formatos e canais (distribuição física e digital), concertos (editoras e outros stakeholders do investimento e retorno).

| PROJECTO EDITORIAL (27h)
Elaboração e planeamento de um projeto editorial (conceito e label, artistas, músicas). Linha editorial. Posicionamento no mercado. Recursos de produção. Planeamento de promoção e media. Planeamento integral dum projecto de curso: etapas de produção, promoção e apresentação de projeto editorial (editado online e em CD) e ao vivo.
Notas: O desenvolvimento do projecto decorre nos módulos seguintes. Os alunos poderão recorrer aos alunos de design, publicidade, fotografia, vídeo, som e técnico de espetáculos. O projeto será apoiado pela escola na divulgação aos principais agentes do mercado: jornalistas, músicos, editoras, opinion makers e público alvo.

| PRODUÇÃO MUSICAL (27h)
Composição, arranjos e métodos de composição. Demos. Gravações caseiras. Noções gerais sobre som. Tipos de estúdios. Equipamentos e novas tecnologias. Técnicas de captação e gravação. O papel do produtor. Visita a um estúdio profissional. O papel do editor, a edição de autor. Edição, fabrico e distribuição. Edição e distribuição digital.
Exercícios práticos de turma de captação e gravação de músicas.

| PRODUÇÃO MEDIA (21h)
Fotografia: sessões fotográficas com artistas.
Design: logotipo do artista/banda, capa e inlay de edição, cartaz e outros materiais impressos, merchandising.
Vídeo: produção de videoclip musical, vídeos promos e vídeo de concertos.
Digital: criação de imagem e perfil em sites, redes sociais, inserção em sites e apps especializadas.
Criação de conteúdos para o módulo de projeto Editorial.

| MARKETING E PROMOÇÃO (24h)
Tipos de públicos e de produtos. Tendências de mercado. Os media tradicionais e digitais.
Planos estratégicos em marketing musical. O briefing. Planos e acções de promoção. Planeamento media.Relações públicas.Comunicação social. O press kit e as ferramentas tradicionais.Marketing Digital. Promoção nos pontos de venda.Visita a estúdio de televisão ou rádio. . Exercício prático de elaboração de plano estratégico de marketing e criação de conteúdos para o Projecto Editorial.

| PRODUÇÃO DE CONCERTOS (40h)
A produção de concertos em formato standard, showcase, festivais, tournées.
Outros espectáculos com música integrada: dança, teatro, musicais, espectáculos multimédia.
Equipamentos e tecnologias para música ao vivo.
O planeamento e as diversas fases da produção de um evento.
Carreiras na área da produção de concertos: promotor, produtor e manager.
Papel das editoras na gestão de concertos e tournées.
Exercício prático de produção e promoção de um conjunto de Concertos, inseridos no Festival World Academy, que é programado e produzido por vários cursos da escola. Haverá apoio aos Concertos de alunos dos cursos de Técnico de Espetáculo, Som, Vídeo (vários), Fotografia e Make-Up.
Terá ainda apoio financeiro, logístico e promocional da World Academy.

| ESTÁGIO CURRICULAR
Estágio em contexto real de trabalho, com período mínimo de 160h e máximo de 480h (1 a 3 meses). Sujeito a avaliação prévia positiva (10 em escala 0-20) na componente académica do curso. Datas dos estágios a marcar entre Julho e Outubro de 2017. Todos os estágios incluem orientador na entidade acolhedora.

FORMADORES

alexandre-cortez
Alexandre Cortez
Músico e Produtor 
flak
Flak
Músico 

jose-pinheiro
José Pinheiro
Realizador 


Luís Varatojo
Músico e Produtor
luis-viegas
Luís Viegas
Produtor


Nuno Sampaio
Promotor e Agente


Pedro Azevedo
Programador e Booking  


Pedro Trigueiro
Manager 


Rodrigo Dias
Músico e Advogado


+ convidados

 

OUTRAS INFORMAÇÕES

| PARCEIROS PRINCIPAIS
2 Riscos
ADLC – Audiovisuais
Ao Sul do Mundo
CCB
CTL- Cultural Trends Lisbon
Desafio Global Ativism TVI
Espaço do Tempo
Europalco
Festas de Grândola
Festival de Teatro de Almada
Festival Meo Sudoeste
Festival Mexefest
Festival Super Bock Super Rock
Gerador
Ghude
H2N Events
Meo Arena
Music Box
PMP – Produção de Eventos
Produtores Associados
Rituais
RTP
Semana Académica de Lisboa
Sporting TV
Teatro Camões
Teatro São Luiz
Vicoustic
Yellow Star Company
+ outros a confirmar

| ESPAÇO E EQUIPAMENTOS
Sala com 1 PC por aluno, internet e TV. Estúdio de som profissional ligado ao auditório e preparado para gravação multipista de áudio. Backline com bateria, baixo, amplificação e outros instrumentos diversos. Estúdio equipado com Pro Tools, compressores, equalizadores, processadores e microfones diversos. Auditório com palco, bastidores, camarins, truss, sistema de PA, monição de palco e mesa digital áudio, ligado ao estúdio de áudio para gravação multipista. Iluminação para espetáculo e mesa digital de controlo de luz. Em parceria com World Channels: carro de exteriores TV para gravações no auditório ou em espetáculos no exterior. Equipamento profissional e estúdios de vídeo e fotografia.

| UTILIZAÇÃO DE MEIOS
Os alunos poderão solicitar espaços e meios extra aulas, mediante disponibilidade e capacidade de uso.

| MODALIDADE DA FORMAÇÃO
Inicial

| PRÉMIOS
Os melhores alunos são premiados no final de cada ano, com acções de formação ou disponibilidade de meios de produção.

| BOLSAS
Todos os anos a World Academy abre vagas para estágios internos, na modalidade de troca por curso, para alunos com bom perfil mas que comprovem dificuldades financeiras sérias.

Inscrição

Inscrições Abertas

| CANDIDATURA
Marcação de entrevista para orientação e seleção.
Apresentação de currículo e ficha de candidatura (download para preenchimento).
Mínimo de 17 anos à data da candidatura.
12º ano de escolaridade, ou percurso académico/ profissional relevantes para o curso.

| PROCESSO DE INSCRIÇÃO
Depois de aprovação em entrevista é necessário:
– leitura e aceitação escrita do Regulamento e do Contrato.
– entrega de currículo, cópia do certificado de habilitações,* apresentação do cartão de cidadão, fotografia “passe”, comprovativo de morada.

*A cópia/digitalização do cartão de cidadão, para arquivo da World Channels, S.A, apenas será feita com autorização expressa do titular do mesmo, uma vez que de acordo com artigo 5.º da Lei n.º 7/2007 de 5 de fevereiro, este procedimento não é obrigatório.

| CONDIÇÕES GERAIS

As condições de funcionamento e organização da formação, deveres e direitos do aluno, entre outras regras e procedimentos, devem ser consultados no Regulamento da World Academy. A leitura e aceitação dos termos do mesmo são obrigatórias antes do ato de inscrição.

A World Academy pode alterar o conteúdo aqui divulgado.