Produção e Promoção de Música

CURSO ESPECIALIZAÇÃO PROFISSIONAL

prod-musical

As novas formas de distribuição e venda de música, criaram uma maior necessidade na promoção e visibilidade dos artistas e músicos em geral. Assim o trabalho do promotor e do produtor é cada vez mais uma peça essencial no marketing e promoção de artistas e da música.

CONTEÚDOS DO CURSO

| INDÚSTRIA MUSICAL (21h)
A história da música. A influência dos movimentos artísticos na criação musical. Evolução da indústria discográfica. A nova geração de tecnologias. Tendências no mercado da música.

| MANAGEMENT, AGENCIAMENTO E EDIÇÃO (27h)
Produtores, managers, editoras, promotores e agentes. Organização e gestão das editoras. Majors, independentes, netlabels e edição de autor. Gestão de repertório e catálogos. Publishing e Licenciamento. Distribuição e vendas: canais, especificidades. Gestão de carreira. Agenciamento de artistas. Funções de management.

| LEGISLAÇÃO (21h)
A proteção das obras, os direitos de autor e direitos conexos. Intervenientes no processo de produção musical e elementos contratuais. Gestão coletiva de direitos. Legislação do espetáculo e da distribuição e reprodução digital.

| GESTÃO FINANCEIRA (24h)
A indústria da música: planos financeiros. Despesas: fabrico, distribuição, retalho, campanhas, artistas, outros. Receitas: cd e dvd, web, concertos, tv, sponsoring , mobile, merchandising, crowdfunding , outros. Orçamentação e gestão financeira de projectos. Gestão integrada de produto: packaging (valorização do produto), formatos e canais (distribuição física e digital),
concertos (editoras e outros stakeholders do investimento e retorno).

| PROJECTO EDITORIAL (36h)
Elaboração e planeamento de um projeto editorial (conceito e label, artistas, músicas). Linha editorial. Posicionamento no mercado. Recursos de produção. Planeamento de promoção e media. Planeamento integral dum projecto de curso: etapas de produção, promoção e apresentação de projeto editorial (editado online e em CD) e ao vivo.
Notas: O desenvolvimento do projecto decorre nos módulos seguintes. Os alunos poderão recorrer aos alunos de design, publicidade, fotografia, vídeo, som e técnico de espetáculos. O projeto será apoiado pela escola na divulgação aos principais agentes do mercado: jornalistas, músicos, editoras, opinion makers e público alvo.

| PRODUÇÃO MUSICAL (36h)
Composição, arranjos e métodos de composição. Demos. Gravações caseiras. Noções gerais sobre som. Tipos de estúdios. Equipamentos e novas tecnologias. Técnicas de captação e gravação. O papel do produtor. Visita a um estúdio profissional. O papel do editor, a edição de autor. Edição, fabrico e distribuição. Edição e distribuição digital.
Exercícios práticos de turma de captação e gravação de músicas.

| PRODUÇÃO MEDIA (24h)
Fotografia: sessões fotográficas com artistas. Design: logotipo do artista/banda, capa e inlay de edição, cartaz e outros materiais impressos, merchandising. Vídeo: produção de videoclip musical, vídeos promos e vídeo de concertos. Digital: criação de imagem e perfil em sites, redes sociais, inserção em sites e apps especializadas.

| MARKETING E PROMOÇÃO (30h)
Tipos de públicos e de produtos. Tendências de mercado. Os media tradicionais e digitais.
Planos estratégicos em marketing musical. O briefing. Planos e acções de promoção. Planeamento media.Relações públicas.Comunicação social. O press kit e as ferramentas tradicionais.Marketing Digital. Promoção nos pontos de venda.Visita a estúdio de televisão ou rádio. Exercício prático de turma de plano estratégico de marketing e criação de conteúdos para o Projecto Editorial.

| PRODUÇÃO DE CONCERTOS (41h)
A produção de concertos em formato standard, showcase, festivais, tournées. Outros espectáculos com música integrada: dança, teatro, musicais, espectáculos multimédia. Equipamentos e tecnologias para música ao vivo. O planeamento e as diversas fases da produção de um evento. Carreiras na área da produção de concertos: promotor, produtor e manager. Papel das editoras na gestão de concertos e tournées. Exercício prático de produção de um Concerto ao vivo dos artistas e músicas do “Projeto Editorial”, inserido no festival World Academy e num espaço público para espectáculos. Haverá articulação com alunos de outros cursos e apoio financeiro, logístico e promocional da World Academy.

| ESTÁGIO CURRICULAR
Estágio em contexto real de trabalho, com período mínimo de 160h e máximo de 480h (1 a 3 meses). Sujeito a avaliação prévia positiva (10 em escala 0-20) na componente académica do curso. Datas dos estágios a marcar entre Julho e Outubro de 2017. Todos os estágios incluem orientador na entidade acolhedora.

FORMADORES

alexandre-cortezAlexandre Cortez
Músico e Produtor 

António Pires
Jornalista 

Flak
Músico 

jose-pinheiroJosé Pinheiro
Realizador 

Luís Varatojo
Músico e Produtor
luis-viegasLuís Viegas
Produtor

Nuno Chanoca
Promotor 

Nuno Faria
Músico

nuno-sampaioNuno Sampaio
Promotor e Agente

renato-juniorRenato Júnior
Músico e Produtor
Rodrigo Dias
Músico e Advogado

profile-01Outros formadores a confirmar

OUTRAS INFORMAÇÕES

| PARCEIROS PRINCIPAIS
Antena 1, 2 e 3
Ao Sul do Mundo
Music Box
Meo Arena
CCB
Teatro São Luís
Teatro Camões
Produtores Associados
CTL- Cultural Trends Lisbon
RTP
TVI
Canal Q
Desafio Global Ativism
Gerador
H2N Events
Leds4Dance
Yellow Star Company
Festival Andanças
Festival Super Bock Super Rock
Festival Meo Sudoeste
O SOL DA CAPARICA Festival
Indigo – The Sound Experience
2 Riscos
ADLC
Oskar & Gaspar
Pim Pam Pum
PMP – Produção de Eventos
Rituais
Take & Sound
Vicoustic
+ outros a confirmar em breve

 

| ESPAÇO E EQUIPAMENTOS
Sala com 1 PC por aluno, internet e TV. Estúdio de som profissional ligado ao auditório e preparado para gravação multipista de áudio. Backline com bateria, baixo, amplificação e outros instrumentos diversos. Estúdio equipado com Pro Tools, compressores, equalizadores, processadores e microfones diversos. Auditório com palco, bastidores, camarins, truss, sistema de PA, monição de palco e mesa digital áudio, ligado ao estúdio de áudio para gravação multipista. Iluminação para espetáculo e mesa digital de controlo de luz. Em parceria com World Channels: carro de exteriores TV para gravações no auditório ou em espetáculos no exterior. Equipamento profissional e estúdios de vídeo e fotografia.

| UTILIZAÇÃO DE MEIOS
Os alunos poderão solicitar espaços e meios extra aulas, mediante disponibilidade e capacidade de uso.

| MODALIDADE DA FORMAÇÃO
Inicial

| PRÉMIOS
Os melhores alunos são premiados no final de cada ano, com acções de formação ou disponibilidade de meios de produção.

| BOLSAS
Todos os anos a World Academy abre vagas para estágios internos, na modalidade de troca por curso, para alunos com bom perfil mas que comprovem dificuldades financeiras sérias.

Inscrição

Inscrições a partir de 09 Maio 2016

| CANDIDATURA
Marcação de entrevista para orientação e seleção.
Apresentação de currículo e ficha de candidatura (download para preenchimento).
Mínimo de 17 anos à data da candidatura.
12º ano de escolaridade, ou percurso académico/ profissional relevantes para o curso.

| PROCESSO DE INSCRIÇÃO
Depois de aprovação em entrevista é necessário:
– leitura e aceitação escrita do Regulamento e do Contrato.
– entrega de currículo, cópia do certificado de habilitações,* apresentação do cartão de cidadão, fotografia “passe”, comprovativo de morada.

*A cópia/digitalização do cartão de cidadão, para arquivo da World Channels, S.A, apenas será feita com autorização expressa do titular do mesmo, uma vez que de acordo com artigo 5.º da Lei n.º 7/2007 de 5 de fevereiro, este procedimento não é obrigatório.

| CONDIÇÕES GERAIS

As condições de funcionamento e organização da formação, deveres e direitos do aluno, entre outras regras e procedimentos, devem ser consultados no Regulamento da World Academy. A leitura e aceitação dos termos do mesmo são obrigatórias antes do ato de inscrição.

A World Academy pode alterar o conteúdo aqui divulgado.