Produção e Promoção de Música

CURSO ESPECIALIZAÇÃO PROFISSIONAL 2018/2019

prod-musical

As novas formas de distribuição e venda de música, criaram uma maior necessidade na promoção e visibilidade dos artistas e músicos em geral. Assim o trabalho do promotor e do produtor é cada vez mais uma peça essencial no marketing e promoção de artistas e da música.

CONTEÚDOS DO CURSO

| INDÚSTRIA MUSICAL (18h)
Breves noções de história da música popular. A influência dos movimentos artísticos na criação musical. Evolução da indústria discográfica. A nova geração de tecnologias. Tendências no mercado da música.

| MANAGEMENT, AGENCIAMENTO E EDIÇÃO (24h)
Produtores, managers, editoras, promotores e agentes. Organização e gestão das editoras. Majors, independentes, netlabels e edição de autor. Gestão de repertório e catálogos. Publishing e Licenciamento. Distribuição e vendas: canais, especificidades. Gestão de carreira. Agenciamento de artistas. Funções de management.

| LEGISLAÇÃO (18h)
A proteção das obras, os direitos de autor e direitos conexos. Intervenientes no processo de produção musical e elementos contratuais. Gestão coletiva de direitos. Legislação do espetáculo e da distribuição e reprodução digital.

| GESTÃO FINANCEIRA (21h)
A indústria da música: planos financeiros. Despesas: fabrico, distribuição, retalho, campanhas, artistas, outros. Receitas: cd e dvd, web, concertos, tv, sponsoring , mobile, merchandising, crowdfunding , outros. Orçamentação e gestão financeira de projectos. Gestão integrada de produto: packaging (valorização do produto), formatos e canais (distribuição física e digital), concertos (editoras e outros stakeholders do investimento e retorno).

| PRODUÇÃO MUSICAL (27h)
Composição, arranjos e métodos de composição. Demos. Gravações caseiras. Noções gerais sobre som. Tipos de estúdios. Equipamentos e novas tecnologias. Técnicas de captação e gravação. O papel do produtor. Visita a um estúdio profissional. O papel do editor, a edição de autor. Edição, fabrico e distribuição. Edição e distribuição digital.
Exercícios práticos de captação, gravação e mistura de música.

| PRODUÇÃO DE CONCERTOS (27h)
A produção de concertos em formato standard, showcase, festivais, tournées.
Outros espetáculos com música integrada: dança, teatro, musicais, espetáculos multimédia.
Equipamentos e tecnologias para música ao vivo.
O planeamento e as diversas fases da produção de um evento.
Carreiras na área da produção de concertos: promotor, produtor e manager.
Papel das editoras na gestão de concertos e tournées.
Exercício prático de produção de um concerto na World Academy.

| MARKETING E PROMOÇÃO (24h)
Tipos de públicos e de produtos. Tendências de mercado. Os media tradicionais e digitais.
Planos estratégicos em marketing musical. O briefing. Planos e acções de promoção. Planeamento media. Relações públicas. Comunicação social. O press kit e as ferramentas tradicionais. Marketing Digital. Promoção nos pontos de venda.Visita a estúdio de televisão ou rádio.
Exercício prático de elaboração de plano estratégico de marketing e criação de conteúdos para o Projecto Editorial.

| PRODUÇÃO MEDIA (21h)
Fotografia: sessões fotográficas com artistas.
Design: logotipo do artista/banda, capa e inlay de edição, cartaz e outros materiais impressos, merchandising.
Vídeo: produção de videoclip musical, vídeos promos e vídeo de concertos.
Digital: criação de imagem e perfil em sites, redes sociais, inserção em sites e apps especializadas.
Criação de conteúdos para o módulo de Projeto Editorial.

| PROJECTO EDITORIAL (50h)
Elaboração e planeamento de um projeto editorial (conceito e label, artistas, músicas). Linha editorial. Posicionamento no mercado. Recursos de produção. Planeamento de promoção e media.
Exercício prático de criação de projetos editoriais completos, individualmente ou em pequenos grupos, para pitching a formador, turma e profissionais do mercado convidados.
Exercício prático de produção e promoção de um conjunto de concertos, baseados num ou mais projetos editoriais selecionados e inseridos no Festival World Academy (programado e produzido por vários cursos da escola). Haverá articulação com alunos de Design, Técnico de Espetáculo, Som, Vídeo e Fotografia. Os concertos terão ainda apoio financeiro, logístico e promocional da World Academy.

| ESTÁGIO CURRICULAR
Estágio em contexto real de trabalho, com período mínimo de 160h e máximo de 480h (1 a 3 meses). Sujeito a avaliação prévia positiva (10 em escala 0-20) na componente académica do curso. Datas dos estágios a marcar entre Julho e Dezembro de 2019. Todos os estágios incluem orientador na entidade acolhedora.

FORMADORES

alexandre-cortez
Alexandre Cortez
Músico e Produtor 
flak
Flak
Músico e Produtor 

jose-pinheiro
José Pinheiro
Realizador 


Luís Varatojo
Músico e Produtor 
luis-viegas
Luís Viegas
Produtor 


Nuno Sampaio
Promotor e Agente 


Pedro Azevedo
Programador e Booking  


Pedro Trigueiro
Manager 


Rodrigo Dias
Músico e Advogado 


+ convidados

 

OUTRAS INFORMAÇÕES

| PARCEIROS PRINCIPAIS
Altice Arena
Ampla Studios
Ao Sul do Mundo
Arruada
Atlantic Blue Studios
CCB
CTL- Cultural Trends Lisbon
Estúdios PimPam Pum
Festas de Grândola
Festival Meo Sudoeste
Festival Mexefest
Festival SBSR
Freemantle
Fullsix
Fundação Calouste Gulbenkian
Gerador
Ghude
Índigo – The Sound Experience
Music Box
Música no Coração
Plural
Produtores Associados
RTP
Semana Académica de Lisboa
SIC
SP Televisão
Teatro São Luiz
TVI
Universal
Yellow Star Company
+ outros a confirmar

| ESPAÇO E EQUIPAMENTOS
Sala com 1 PC por aluno, internet e TV. Estúdio de som profissional ligado ao auditório e preparado para gravação multipista de áudio. Backline com bateria, baixo, amplificação e outros instrumentos diversos. Estúdio equipado com Pro Tools, compressores, equalizadores, processadores e microfones diversos. Auditório com palco, bastidores, camarins, truss, sistema de PA, monição de palco e mesa digital áudio, ligado ao estúdio de áudio para gravação multipista. Iluminação para espetáculo e mesa digital de controlo de luz. Em parceria com World Channels: carro de exteriores TV para gravações no auditório ou em espetáculos no exterior. Equipamento profissional e estúdios de vídeo e fotografia.

| UTILIZAÇÃO DE MEIOS
Os alunos poderão solicitar espaços e meios extra aulas, mediante disponibilidade e capacidade de uso.

| MODALIDADE DA FORMAÇÃO
Inicial

| BOLSAS
Todos os anos a World Academy abre vagas para estágios internos, na modalidade de troca por curso, para alunos com bom perfil mas que comprovem dificuldades financeiras sérias.

Inscrição

Inscrições Abertas

| INSCRIÇÃO

Gratuita | até 30 Junho 2018
60€ | 1 a 31 Julho 2018
120€ | a partir de 1 Agosto 2018

| PREÇOS

Pronto Pagamento: 1.980€

18 meses | 135€ / Mês
(Out 2018 a Mar 2020)

12 meses | 195€ / Mês
(Out 2018 a Set 2019)

| DESCONTOS *

Ex-alunos e formadores World Academy:
20% | Pronto pagamento | 15% | Restantes modalidades

Público em geral:
15% | Pronto pagamento OU Inscrição em 2 cursos (no de valor superior)
10% | Parceiros nos pagamentos mensais
* descontos não acumuláveis

| CANDIDATURA
Marcação de entrevista para orientação e seleção.
Apresentação de currículo e ficha de candidatura (download para preenchimento).
Mínimo de 17 anos à data da candidatura.
12º ano de escolaridade, ou percurso académico/ profissional relevantes para o curso.

| PROCESSO DE INSCRIÇÃO
Depois de aprovação em entrevista é necessário:
– leitura e aceitação escrita do Regulamento e do Contrato.
– entrega de currículo, cópia do certificado de habilitações, apresentação do cartão de cidadão, fotografia “passe”, comprovativo de morada.

| CONDIÇÕES GERAIS

As condições de funcionamento e organização da formação, deveres e direitos do aluno, entre outras regras e procedimentos, devem ser consultados no Regulamento da World Academy. A leitura e aceitação dos termos do mesmo são obrigatórias antes do ato de inscrição.

A World Academy pode alterar o conteúdo aqui divulgado.