Graphic Design

CURSO ESPECIALIZAÇÃO PROFISSIONAL

graphic

A necessidade de competências em design gráfico e de comunicação tem vindo a alargar-se dos designers profissionais para outros profissionais que precisam de alargar as suas valências, nomeadamente estudantes e profissionais de arquitetura, artes visuais, design de equipamento e interiores, marketing e comunicação, artes gráficas, etc. Esta formação é intensiva, prática e atualizada em relação às principais áreas de necessidade do mercado.

CONTEÚDOS DO CURSO

| FUNDAMENTOS DE DESIGN E TIPOGRAFIA (28h)
O que é Design Gráfico. Princípios de layout: Elementos do layout. Princípios de composição: balanço, tensão, hierarquia, harmonia, repetição. Proporção: simetria e assimetria. Grelhas. Entender a cor. Evolução histórica da tipografia. Comunicação e simbologia através da tipografia. Anatomia e desenho
tipográfico. Tipos, famílias e classificações. Aplicações e especificidades em trabalhos gráficos. Direitos de autor. Dimensões, proporcionalidade e espaçamentos. Diferenças da tipografia para impressão e para ecrã. Exercícios práticos de aplicação e utilização de tipografia.

| ILUSTRAÇÃO E PÓS PRODUÇÃO FOTOGRÁFICA (32h)
Imagens vectoriais. Ilustração, infographics e design. Ilustração digital. Adobe Illustrator CC: documentos; artboards; layers; desenho de objectos; transformação de objectos; cor; tipos de linhas e enchimentos; pentool; trabalho com texto; painéis; imagens raster e Illustrator. Exportação e entrega de ilustração vetorial. Impressão.
Exercícios práticos de criação de imagens vetoriais e de ilustração.
Imagens rasterizadas, modelos de cor, dimensão da imagem, resolução e profundidade de pixel, formatos de ficheiros. Tecnologias base da fotografia digital.
Pós-produção fotográfica e tratamento de imagens: ficheiros e preparação da imagem, correção cromática e tonal, layers, recortes, efeitos e retoques/reconstituição.
Exercício prático de pós-produção fotográfica com Photoshop.

| PRODUÇÃO GRÁFICA (20h)
Pré-impressão: circuito convencional e digital, quadricomia e pantones, provas de cor.
Processos de impressão: impressão convencional, a flexografia, a litografia offset, a rotogravura, a serigrafia e a impressão digital. Materiais de impressão e acabamentos: o papel, as tintas, o cortante, as dobras e vincos, as encadernações, vernizes e plastificações, o cunho ou relevo e estampagem a quente, etc.. Planeamento, custos e orçamento. Preparação dos documentos para a gráfica. Visita a empresa de artes
gráficas.

| BRAND IDENTITY + PACKAGING (44h)
Branding (identidade e marca): significado, funções e valor da identidade das organizações e marcas, perceção e simbologia na relação com o consumidor. Pensar visualmente a marca. Estratégia e posicionamento da identidade gráfica. Design de logótipo: relação com o cliente; processo de exploração;
processo de design; apresentações e redesigns. Desenvolvimento criativo de imagem a partir de logotipo e identidade: escrita figurativa e alfabética, anatomia da letra, famílias e tipos,
expressividade, espaçamento, símbolos, signos e sinais, utilização da cor, exploração de conceitos gráficos, logotipo e símbolo, manual de normas gráficas e aplicações diversas.
Exercício prático de criação e reformulação de logotipos, incluindo manual de normas e aplicações.
Design gráfico nas embalagens: normas, planificação e layouts e preparação para gráfica. Exercício prático de criação de embalagem, desde a pesquisa e conceito à planificação final e apresentação do projeto em todas as suas vertentes

| EDITORIAL (36h)
O mercado editorial e os diversos formatos e meios. Relação do Design com o conceito e estilo editorial. Elementos de paginação: grelhas, legibilidade, layout, hierarquia, articulação
do texto com a imagem, livros de estilo (conceito, normas,
aplicações e infracções).
Adobe InDesign CC: documentos; páginas; texto; elementos gráficos e imagens; objectos; frames; paths; cor; tabelas; styles; estilos de formatação. Exportação de documentos. Impressão.
Adicionar interactividade a documentos.
Exercícios práticos de paginação para revista física.

| PUBLICIDADE (28h)
Os media e os suportes publicitários; físicos e online. Relação entre criativos e designers. Desenvolvimento criativo: pesquisa, brainstorming, métodos e técnicas criativas, exploração de
conceitos gráficos. Elementos gráficos: fotografia, ilustração,
packshot, assinaturas e textos.
Exercício de criação de uma
campanha publicitária, em suportes impressos ou online.

| WEB ( 46h)
O funcionamento da Web: clientes e servidores. Tecnologias front-end e tecnologias back-end.
Os standards Web: W3C e ECMA International.User Experience: entender o utilizador; interação homem máquina.
Design consistente; standard design; estruturas de navegação; estruturas de organização de conteúdo; arquitetura de informação; navegação progressiva.
Boas práticas de utilização de menus e sub-menus. Ferramentas de pesquisa na página.
Prototipagem rápida. Prototipagem em papel e softwares para prototipagem.
Editores de código. Brackets, Sublime, Atom, entre outros.
Entender a função do HTML: a estrutura da página. Análise da
estrutura de documento HTML.
Sintaxe básica HTML. Elementos HTML Principais: headings;
parágrafos; quebras de linha; texto; imagens.
Elementos HTML de estruturação: nav; article; section; aside; div.
Ligações para elementos na página e para elementos exteriores .Criação e configuração de listas.
Entender a função do CSS: o controlo visual de uma página e função dos selectors.
Prática de utilização dos vários selectores CSS: texto; floats; cor;
margens; posição de elementos; layout, entre outros. Exercícios
práticos de web design.

| MOTION (36h)
Motion Graphics: design em movimento. Case Studies.
Compreender os conceitos fundamentais: layers e keyframes.
Criação e configuração de composições. Importação de vários
tipos de elementos gráficos. Introdução à animação de
elementos.
Trabalhar os keyframes no graph editor. Animar elementos e layers no espaço 3D. Animação com relações de parentesco entre objetos. Animar com recurso ao áudio. Edição
de linhas de animação. Animação de texto. Utilização de ficheiros Photoshop como projetos. Criação de elementos: shapes, texto, sólidos. Criação e utilização de máscaras. Aplicação de efeitos.
Utilizar composições dentro de composições: o pre-compose. Rendering. Exercício de criação de peça de Motion Graphics.

| ESTÁGIO CURRICULAR
Estágio em contexto real de trabalho, com período mínimo de 160h e máximo de 480h (1 a 3 meses). Sujeito a avaliação prévia positiva (10 em escala 0-20) na componente académica do curso. Datas dos estágios a marcar entre Julho e Outubro de 2017. Todos os estágios incluem orientador na entidade acolhedora.

FORMADORES


Bruno Sousa
Motion Designer 


Conceição Barbosa
Produtora Gráfica


Fernando Pina
Designer e Fotógrafo


Nuno Pereira
Senior Interactive Developer at Others

paulo-silva
Paulo Silva
Designer

Patrícia Sobral
Designer


Ricardo Machado
Ilustrador e Designer  behance

susana-antao
Susana Antão
Designer de Comunicação Sénior e Ilustradora behance


+ convidados

OUTRAS INFORMAÇÕES

| PARCEIROS PRINCIPAIS
2 Riscos
APPM
Canal Q
Canon
Clube Criativos de Portugal
Cofina
Colorfoto
Europalco
Freemantle
Freemantle
Fuel TV
Gerador
Hi-Interactive
LisbonLabs
Longbö
Medialuso
Música no Coração
Oskar& Gaspar
Panavideo
PH Neutro
RTP
Shortfuse
SIC
Social Animals
SP Televisão
Sporting TV
Take and Sound
Terra Líquida
The Hotel
Trix
TVI
Vicoustic

| ESPAÇO E EQUIPAMENTOS
Sala com um computador por aluno, LCD e Internet. Software Illustrator, Photoshop, Indesign, After Effects e WordPress. Pads gráficos, impressora, scanner e pantones. Banco de imagens online. Acesso para exercícios do curso ao estúdio de fotografia e câmaras DSLR.

| UTILIZAÇÃO DE MEIOS
Os alunos poderão solicitar espaços e meios extra aulas, mediante disponibilidade e capacidade de uso.

| MODALIDADE DA FORMAÇÃO
Inicial

| PRÉMIOS
Os melhores alunos são premiados no final de cada ano, com ações de formação ou disponibilidade de meios de produção.

| BOLSAS
Todos os anos a World Academy abre vagas para estágios internos, na modalidade de troca por curso, para alunos com bom perfil mas que comprovem dificuldades financeiras sérias.

Inscrição

Inscrições Abertas

| CANDIDATURA
Marcação de entrevista para orientação e seleção.
Apresentação de currículo, ficha de candidatura (download para preenchimento) e portfolio criativo (fotografia, ilustração, desenho, ou outro).
Conhecimentos mínimos de Photoshop e Illustrator.
Mínimo de 17 anos à data da candidatura.
12º ano de escolaridade ou percurso académico/ profissional relevante para o curso.

| CONDIÇÕES GERAIS
As condições de funcionamento e organização da formação, deveres e direitos do aluno, entre outras regras e procedimentos, devem ser consultados no Regulamento da World Academy. A leitura e aceitação dos termos do mesmo são obrigatórias antes do ato de inscrição.

| PROCESSO DE INSCRIÇÃO
Depois de aprovação em entrevista é necessário:
– leitura e aceitação escrita do Regulamento e do Contrato.
– entrega de currículo, cópia do certificado de habilitações, apresentação do cartão de cidadão*, cartão de contribuinte, fotografia “passe” e comprovativo de morada.

*A cópia/digitalização do cartão de cidadão, para arquivo da World Channels, S.A, apenas será feita com autorização expressa do titular do mesmo, uma vez que de acordo com artigo 5.º da Lei n.º 7/2007 de 5 de fevereiro, este procedimento não é obrigatório.

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