Produção de Eventos e Espetáculos

CURSO ESPECIALIZAÇÃO PROFISSIONAL 2019/2020

Um grande evento é um evento que marca o público que o assiste. E por detrás desses eventos existem profissionais competentes e dedicados que os fazem acontecer.

CONTEÚDOS DO CURSO

| PRODUÇÃO (28h)
O que é um evento e para que serve.
Tipologias.
Etapas da produção.
Recursos humanos, logísticos e financeiros.
Carreiras e mercado.
As funções e tarefas principais do produtor.
Visita a espaço de eventos.                
Programação e desenho de produção.
Pré-produção, promoção, produção e balanço.
Equipa do venue. Equipa do promotor do evento.
Equipa do artista. Coordenação de equipas. Gestão de Públicos.
Exercício prático de produção de um concerto, por cada turma, no Auditório World Academy.

| LEGISLAÇÃO (20h)
Legislação de espetáculos e eventos.
Licenciamentos e autorizações.
Legislação e normas de segurança.
Gestão e segurança de públicos.
Direitos de autor e conexos.
Licensing.

| SOM (24h)
Noções gerais sobre som e áudio.
Acústica de espaços.
Sistemas e equipamentos áudio:
Captação, gravação, monição e amplificação.
Equipas e operações principais.
Aula prática em auditório.
Visita técnica.

| ILUMINAÇÃO E VÍDEO (28h)
Noções gerais sobre luz e iluminação.
Principais tecnologias e projetores de luz.
Estruturas e Rigging.
Mesas de luz, softwares e robótica.
Efeitos especiais de imagem e cénicos.
Desenho de luz.
Tecnologias e equipamentos de projeção vídeo.
Captação e gravação vídeo.
Aula prática de iluminação em auditório.
Visita técnica.

| DIREÇÃO TÉCNICA E DE CENA (20h)
Tipos e exemplos de espaços e eventos.
Direção Técnica: funções, equipa, operações.
Direção de Cena: música e espetáculo, teatro e dança.
Technical riders: tipologias e exemplos.
Planeamento, montagens, ensaios e evento.
Palcos e elementos cénicos.
Visita a montagem ou ensaio técnicos.

| MARKETING E PROMOÇÃO (24h)
Noções de marketing.
Objetivos do evento e público-alvo.
Promotores e agências.
Plano estratégico de promoção/comunicação.
Criatividade e campanha media.
Medias digitais (redes sociais, apps, etc).
Sponsoring, naming, brand placement e brand entertainment.
Relações públicas. Avaliação de resultados.
Exercício prático de promoção e comunicação dum evento.

| GESTÃO FINANCEIRA (24h)
Noções gerais de finanças e gestão financeira.
Fontes de financiamento: público, privado, bilheteira,outros. Orçamentação: breakdown, breakeven, estimativas, imprevistos, final. Análise financeira de projectos.
Risco e rentabilidade. Investimento.
Distribuição de receitas e dividendos.
Co-produções, eventos internacionais e fora de território nacional.

| EVENTOS EMPRESARIAIS E DE MARCA (32h)
As empresas: o evento como estratégia de comunicação, marketing e venda.
Encontros e reuniões, conferências, congressos, feiras, team building, outros.
Relações entre produtores, empresas de comunicação e empresa/cliente.
Briefings e conceção do evento.
Fases de pré-produção, produção e avaliação de resultados.
Análise de case studies.
Ativação das Marcas: o evento como parte da estratégia e campanha de comunicação das marcas.
Relações entre o marketing da empresa, agência e produtor.
Naming, patrocínio, apoio, evento da marca.
Criatividade, imagem, novidade e participação como fatores chave.
Casos no desporto, festivais de músicas, festas de cidade e outros.
Criação mix media entre evento e outros media.
Avaliação de impacto e retorno.
Exercício prático de criação e apresentação de projeto de evento.

| ESPETÁCULOS E CULTURA (32h)
O que é um evento cultural.
Artes visuais e artes performativas.
Montagem e sustentabilidade financeira. Fontes de receita.
A relação entre direção artística e produção.
Os diferentes públicos de um evento cultural.
Etapas e funções de produção nas artes performativas: teatro e dança em particular.
Festivais, espaços culturais e de espetáculo, eventos em espaços efémeros e não convencionais.
Concertos em formato standard, showcase, festivais, tournées.
Funções na área da produção de concertos: promotor, produtor e manager.
Papel das editoras na gestão de concertos e tournées. Relações  com o  artista.
Booking e agenciamento.
Contratos.
Equipas, etapas e planeamento da produção de um concerto.
Exercício prático de criação e apresentação de projeto de espetáculo.

| FESTIVAL WORLD ACADEMY (43h)
Projeto final de programação, produção e promoção de um dos dias do Festival World Academy, em articulação com os cursos de Técnico de Espetáculos, Som, Realização, Câmara e Iluminação, Fotografia, Make-up, Fashion Design, Criação Musical, entre outros.
O Festival consiste, duma forma global, numa mostra de talentos da World Academy e da comunidade criativa nacional, aberto ao público em geral. Será realizado com apoio de parceiros e num espaço público a definir.
O curso terá apoio financeiro, logístico e promocional da World Academy e será registado em vídeo e fotografia.

| ESTÁGIO CURRICULAR
Estágio em contexto real de trabalho, com período mínimo de 160h e máximo de 480h (1 a 3 meses), podendo ser realizado numa ou mais organizações/eventos.
Sujeito a avaliação prévia positiva (10 em escala 0-20) na componente académica do curso. Datas dos estágios a marcar entre Junho e Dezembro de 2019. Todos os estágios incluem orientador na entidade acolhedora.

FORMADORES

(podem variar dependendo da turma)


Alexandre Cortez
Músico e Produtor
ana_teresa_mota
Ana Teresa Mota
Produtora


Eduardo Cunha
Production Manager 


Fidelino Ferreira
Gestor de Eventos 


Francisco Serzedello
Gestor eventos Corporate, Desafio Global 

João Asênsio
Director Técnico IT 


Luís Varatojo
Músico e Produtor 


Luís Viegas
Produtor 


Miguel Bica
Produtor Cultural, Gerador  


Nuno Chanoca
Promotor 

Pedro Rua
Diretor Técnico, Iluminador 

sergio-noronha
Sérgio Noronha
Promotor 

vitor-azevedo
Vítor Azevedo
Iluminador 

vitor-martelo
Vítor Martelo
Produtor Cultural 

+ convidados do mercado a confirmar

OUTRAS INFORMAÇÕES

| PARCEIROS PRINCIPAIS
2 Riscos
ADLC – Audiovisuais
Altice Arena
Ao Sul do Mundo
CCB
CTL- Cultural Trends Lisbon
Desafio Global
Espaço do Tempo
Europalco
Fashion Studio Lab
Festas de Grândola
Festival Meo Sudoeste
Festival Mexefest
Festival SBSR
Festival Sol da Caparica
Fundação Gulbenkian
Gerador
Moda Lisboa
Music Box
Oskar & Gaspar
PMP – Produção de Eventos
Produtores Associados
Semana Académica de Lisboa
Teatro Camões
Teatro D. Maria
Teatro São Luiz
Yellow Star Company
+ outros a confirmar

| ESPAÇO E EQUIPAMENTOS
Sala com 1 computador por aluno, Internet, TV e Office. Estúdio de som profissional com cabines de captação. Auditório Academy equipado com palco, iluminação e som para espetáculos. Camarins e guarda-roupa. Equipamento e estúdios de vídeo e fotografia.

| UTILIZAÇÃO DE MEIOS
Os alunos poderão solicitar espaços e meios extra aulas, mediante disponibilidade e capacidade de uso.

| BOLSAS
Todos os anos a World Academy abre vagas para estágios internos, na modalidade de troca por curso, para alunos com bom perfil mas que comprovem dificuldades financeiras sérias.

| MODALIDADE DA FORMAÇÃO
Inicial

Inscrição

Inscrições Abertas

| CANDIDATURA
Marcação de entrevista para orientação e seleção.
Apresentação de currículo e ficha de candidatura (download para preenchimento).
Mínimo de 17 anos à data da candidatura.
12º ano de escolaridade ou percurso académico/ profissional relevantes para o curso.

| PROCESSO DE INSCRIÇÃO
Depois de aprovação em entrevista é necessário:
– leitura e aceitação escrita do Regulamento e do Contrato.
– entrega de currículo, cópia do certificado de habilitações, apresentação cartão de cidadão, fotografia “passe” e comprovativo de morada.

NOTA: As modalidades de pagamento apresentadas são válidas apenas para cidadãos da União Europeia. Os cidadãos de fora da UE deverão contactar a secretaria para mais informações.

| CONDIÇÕES GERAIS
As condições de funcionamento e organização da formação, deveres e direitos do aluno, entre outras regras e procedimentos, devem ser consultados no Regulamento da World Academy. A leitura e aceitação dos termos do mesmo são obrigatórias antes do ato de inscrição.

A World Academy pode alterar o conteúdo aqui divulgado.