Acting I

CURSO ESPECIALIZAÇÃO PROFISSIONAL 2018/2019

acting

É-se ator, acima de tudo, por vocação e paixão. Mais do quem encarna uma profissão, que tanto pode ter de momentos difíceis como de grandes sucessos, um ator é ator, por ter de o ser. Desde o pequeno palco ao grande palco e ao ecrã, em cena e fora de cena, o ator aperfeiçoa-se constantemente. Um ator, digno desse nome, amplia o humano que há em todos nós, fazendo-nos pensar e, sobretudo, emocionar. O nível I é uma introdução a esta arte e técnica, com foco especial na interpretação para imagem. O nível II aprofunda a relação com a ficção em cinema e em televisão e abre caminho ao mundo do palco e do teatro, onde não há rede, mas nos quais o ator pode ser rei.

CONTEÚDOS DO CURSO

| INTRODUÇÃO A CINEMA E TELEVISÃO (18h)
Linguagem: imagem em movimento, planos e planificação, montagem e continuidade, som e música, guião, realização e interpretação.
Tecnologias: luz e iluminação, câmaras, sinal e formatos vídeo, som e áudio, pós-produção.
Produção: mercado e tipo de obras, ficção em televisão e cinema, etapas de produção e equipas, financiamento, marketing e exibição.

| HISTÓRIA E TEORIAS DA INTERPRETAÇÃO (18h)
Evolução histórica do teatro e artes de palco: principais momentos e ruturas.
A história do cinema: as origens, o mudo e o sonoro. Hollywood e o resto do mundo. O cinema contemporâneo. A realização e a direção de atores. O papel do ator. Casos exemplares.
Principais teorias da interpretação: de Meyerhold e Stanislavsky ao Actors Studio e a Meisner.

| VOZ, DICÇÃO E CANTO (30h)
Sistema fonador e caixas-de-ressonância. Respiração diafragmática. Colocação e projeção. Obstáculos a uma voz natural. Desinibição e descontração muscular. Postura e atitude vocal. Conhecer e potenciar o espetro vocal pessoal. Higiene e saúde vocal. A expressividade da fala. Do ler ao dizer e ao conversar. Dicção e dialetos. Expressividade da voz em registo natural e projetada. Breve introdução ao canto. Afinação. Interpretação. Exercícios gravados com voz.

| EXPRESSÃO CORPORAL (15h)

Saúde e desenvolvimento corporal. Corrigir postura, posição neutra e de relaxamento. Caraterísticas e limites corporais de cada indivíduo e planos específicos de desenvolvimento físico. O corpo como expressão: gestualidade, dança, mímica, expressividade fisionómica. Improvisação. Expressividade corporal e motivações. Exercícios práticos individuais e em grupo.

| TEXTO E CONSTRUÇÃO DE PERSONAGENS (30h)
Análise de guiões e textos dramatúrgicos: tom e ponto de vista, história e narrativa, estrutura dramática, perfil de personagens e relações, subtexto e interpretação do texto.
Construção do personagem: perfil psicológico, social e físico, biografia, relações, evolução na história e dramaturgia. Construção visual: figurinos, caracterização e adereços pessoais. Elementos expressivos: voz, dicção e dialeto, gestualidade, expressões fisionómicas.
Exercícios de leitura e ensaio, monólogo e contracena a dois e em grupo. Análise, preparação e interpretação de cenas, com gravação vídeo.

| MAQUILHAGEM E CARATERIZAÇÃO (18h)
Diferenças entre maquilhagem e caracterização. Auto maquilhagem. Materiais e consumíveis. Formatos de ficção e equipas de produção. Relação com elenco, realização, cabelos, guarda roupa e imagem. Guião e personagens. Construção de personagens, alteração de rostos, trabalho com idade, feridas e cicatrizes, outros efeitos especiais. Exercícios práticos.

| TELEVISÃO E HUMOR (39h)
A ficção em televisão: séries, novelas, telefilmes e sitcoms. Ator e Imagem: marcações e movimentações no plano e no set, amorces, olhares e eixos, iluminação e som. Gravação em multicâmara e com uma câmara. Relação com produção, realizador/ diretor de atores, guionistas e restante equipa. Trabalho do ator na preparação, plateau e pós-produção. Humor: tipos e variações de humor e comédia. Comédia física, de texto e de situação. Construção de personagens, ambientes e situações de comédia. Timing, público e overacting. Gravação em estúdio multicâmara de sketchs humorísticos, com alunos e formadores de Guionismo, Realização, Produção, Make-Up, Som e Imagem.

| FICÇÃO E CINEMA (42h)
A produção de cinema. Relações com realizador, argumentista e restante equipa
Exercícios de curtas-metragens, em que cada aluno desempenha pelo menos um papel principal numa das curtas. Os filmes serão produzidos em conjunto com alunos de formadores dos cursos de Realização, Guionismo, Produção, Câmara e Iluminação, Som e Cenografia.
Os melhores filmes serão enviados para mostras e festivais de estudantes. Os alunos de Acting participarão em todas as fases de castings, testes, ensaios e gravações.

| TÉCNICAS DE AÇÃO E COMBATE (24h)
Cenas de ação. Meios técnicos e equipas. Atores e duplos. Coordenação e preparação. Ângulos de câmara e movimentos. Efeitos e truques de montagem efeitos sonoros. Como filmar diversas cenas de ação: luta e combate, viaturas, atropelamentos, quedas, suspensões com cabos, etc. Exercícios práticos em cenas de ação, gravadas e montadas: coordenação, relação com a câmara, trabalho de ator e de duplo.

| LOCUÇÃO E DOBRAGENS (24h)
A voz do ator: relação com guião, imagem, outras vozes e banda sonora. Voz para publicidade, autopromoções e institucionais: voz da marca, voz de personagens, adaptações, controlo de tempos. Dobragens para animação: contracena e direção de vozes, sincronismo labial e adaptações. Locução de documentários: neutralidade e expressividade. Exercícios práticos em estúdio de som.

| INICIAÇÃO À INTERPRETAÇÃO TEATRAL (30h)
A especificidade do Teatro: espaço e cena, dramaturgia, encenação. O ator em Teatro. Vários géneros e abordagens.  Exercício  prático de  sketch teatral ao vivo.

| CASTINGS E MERCADO DE TRABALHO (12h)
Profissão e carreira de ator: legislação, contratos e direitos, seguros e associações profissionais. Mercado de trabalho em audiovisuais. Agenciamento e agências.
Construção de portfolio em vídeo e book fotográfico com CV.
Castings, audições e testes de imagem. Preparação para casting: textos e descritivos, imagem e postura. Exercícios práticos e gravados de preparação para castings.

 

| MOSTRA FINAL
Os melhores trabalhos, além de serem enviados para mostras e festivais, serão exibidos no Festival World Academy.

FORMADORES


Gonçalo Luz
Realizador   

helena-batista
Helena Batista
Maquilhadora e Caracterizadora


Inês Martins
Cantora e formadora de voz


Joana Brandão
Atriz


João Didelet
Ator e Encenador 


João Gaspar
Diretor de duplos


José Jorge Duarte
Ator e Diretor de dobragens


Luis Castro
Ator


Luís Fonseca
Realizador e Dramaturgo 


Paula Pinto
Coreógrafa

paulo-aguiar
Paulo Aguiar
Diretor de Castings


Teresa Sobral
Atriz e Encenadora


+ Atores convidados
(nomes a confirmar)


+ formadores dos cursos de Realização, Produção, Guionismo, Som e Make-Up

 

OUTRAS INFORMAÇÕES

| PARCEIROS PRINCIPAIS
TVI
RTP
SIC
SP Televisão
Canal Q
ADLC – Audiovisuais
Amperel
CCB
Coyoteland Media Group
David & Golias
Fashion Studios
Fuel TV
Kriolan
Medialuso
Meo Arena
Music Box
Panavideo
PimPamPum
Prémios SOPHIA Estudante
Shortfuse
Sincoulor
Sony
Sporting TV
Take and Sound
Teatro Camões
Teatro São Luiz
Terra Líquida
Trix
Yellow Star Company

| ESPAÇO E EQUIPAMENTOS
Sala com um computador por aluno, projetor vídeo e Internet. Estúdio de vídeo para produções com uma e várias câmaras.
Câmaras profissionais de vídeo, broadcast e DSLR. Equipamento de iluminação e de áudio para exteriores. Auditório para espetáculos e gravação multicâmara. Estúdio próprio para acting. Balneário. Estúdio de Som para dobragens e locuções.

| UTILIZAÇÃO DE MEIOS
Os alunos poderão solicitar espaços e meios extra aulas, mediante disponibilidade e capacidade de uso.

| MODALIDADE DA FORMAÇÃO
Inicial

| BOLSAS
Todos os anos a World Academy abre vagas para estágios internos, na modalidade de troca por curso, para alunos com bom perfil mas que comprovem dificuldades financeiras sérias.

Inscrição

Inscrições Abertas a partir de Maio 2018

| CANDIDATURA
Marcação de entrevista para orientação e seleção.
Apresentação de currículo e ficha de candidatura (download para preenchimento).
Não sendo obrigatória experiência ou formação prévia, esta pode ser indicadora de vontade e vocação para a área. O candidato pode trazer registos vídeo de atuações suas (teatro amador e académico, exercícios de curso, curta metragem, sketch de humor, etc).
A audição é apenas obrigatória no nível II, para alunos que não tenham feito nível I.
Mínimo de 17 anos à data da candidatura.
12º ano de escolaridade ou percurso académico/ profissional relevantes para o curso.

| PROCESSO DE INSCRIÇÃO
Depois de aprovação em entrevista é necessário:
– leitura e aceitação escrita do Regulamento e do Contrato.
– entrega de currículo, cópia do certificado de habilitações, apresentação do cartão de cidadão*, cartão de contribuinte, fotografia “passe” e comprovativo de morada.

| CONDIÇÕES GERAIS
As condições de funcionamento e organização da formação, deveres e direitos do aluno, entre outras regras e procedimentos, devem ser consultados no Regulamento da World Academy. A leitura e aceitação dos termos do mesmo são obrigatórias antes do ato de inscrição.

*A cópia/digitalização do cartão de cidadão, para arquivo da World Channels, S.A, apenas será feita com autorização expressa do titular do mesmo, uma vez que de acordo com artigo 5.º da Lei n.º 7/2007 de 5 de fevereiro, este procedimento não é obrigatório.

A World Academy pode alterar o conteúdo aqui divulgado.