IOS & Android Development

CURSO ESPECIALIZAÇÃO PROFISSIONAL [2017/2018]

apps

Os devices estão presentes em todos os momentos do nosso dia, tirando partido dos potentes processadores que se escondem nos nossos smartphones e tablets, mas que vão também habitar o interior dos nossos relógios, carros ou eletrodomésticos no futuro. O mercado da criação de aplicações assiste a um crescimento exponencial e a uma grande procura de profissionais capazes de criarem apps para mobile, tablet e web. Na World Academy juntamos os melhores programadores aos alunos que mesmo sem experiência anterior de programação querem criar as suas próprias aplicações.

CONTEÚDOS DO CURSO

|USER INTERFACE E USER EXPERIENCE (18h)
Brainstorming e Prototipagem rápida.
Princípios fundamentais do Design de Interação: UI / UX.
Utilizadores e interfaces. Desenho persuasivo. Estratégia de
conteúdos. Prototipagem em papel. Desenho para múltiplos
devices. Plano de implementação. Acessibilidade.
Ferramentas de software: Pencil Project; Sketch, entre outros.
Exercícios práticos de prototipagem de aplicações em papel e em
software.

|LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO I: JAVA ( 48h)
A linguagem JAVA: princípios.
Software necessário para desenvolver em JAVA.
Iniciação à programação JAVA: variáveis; expressões; valores;
objetos.
Exercício prático de criação de aplicação JAVA introdutória: loops
e arrays; objetos e classes; métodos; packages; interfaces;
excepções.
Debugging. Java APIs.
Exercício prático de criação de aplicação JAVA intermédia.

|CRIAÇÃO DE APLICAÇÕES PARA ANDROID (43h)
História do Android.
Framework de aplicações Android, Android SDK e AndroidStudio.
Utilização de devices físicos e devices virtuais.
Planificar uma aplicação Android: gestão de projectos, estruturas
de pastas, boas práticas.
Fases de desenvolvimento: design de interface; introdução de
menus e elementos; eventos; navegação; código JAVA.
Trabalhar com dados.
Utilização de APIs e funcionalidades: orientação, multimédia,
sensores, entre outros.
Afinação de código JAVA e debugging.
Envio de aplicações para a loja Google Play.
Exercício prático de criação de aplicação Android para
Smartphone ou Tablet (cada aluno idealiza e apresenta a sua
aplicação, cujo desenvolvimento é acompanhado passo a passo
pelo formador).
Apresentação da aplicação final.

|LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO: OBJECTIVE-C (48h)
O caminho até ao Objective-C.
Sintaxe inicial e estrutura da programação Objective-C; variáveis
e tipos de dados; objectos, classes, e colecções em Objective-C.
Trabalho com ficheiros. Gestão de memória. Debugging.
Exercícios práticos de criação de aplicação introdutória em
Objective-C.

|CRIAÇÃO DE APLICAÇÕES PARA iOS (43h)
Instalação das ferramentas necessárias para desenvolvimento
iOS: Xcode e iOS SDK.
O programa para developpers da Apple. Custos, registo,
percentagem sobre resultados.
Instalação do simulador iOS.
Programação por blocos. Ligar elementos visuais a variáveis.
Funções, métodos e selectors. Ligação de botões a métodos e a
outros “blocos” de programação.
Exercício prático de construção de aplicação através da ligação
de blocos visuais e elementos de código.
Objective-C e a estrutura dos programas iOS: Classes existentes e
classes personalizadas; MVC; Delegation.
Xcode Debugger: encontrar e resolver erros.
As funcionalidades dos iPhones e iPad e como as implementar e
programar.

|CRIAÇÃO DE APLICAÇÕES PARA ANDROID (43h)
História do Android.
Framework de aplicações Android, Android SDK e Android Studio.
Utilização de devices físicos e devices virtuais.
Planificar uma aplicação Android: Gestão de projetos, estruturas de pastas, boas práticas.
Fases de desenvolvimento: Design de interface; Introdução de menus e elementos; Eventos; Navegação; Código JAVA.
Trabalhar com dados.
Utilização de APIs e funcionalidades: orientação, multimédia, sensores, entre outros.
Afinação de código JAVA e debugging.
Envio de aplicações para a loja Google Play.
Exercício prático de criação de aplicação Android para Smartphone ou Tablet (cada aluno idealiza e apresenta a sua aplicação, cujo desenvolvimento é acompanhado passo a passo pelo formador).
Apresentação da aplicação final.

|LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO: OBJECTIVE-C (48h)
O caminho até ao Objective-C.
Sintaxe inicial e estrutura da programação Objective-C; variáveis
e tipos de dados; objectos, classes, e colecções em Objective-C.
Trabalho com ficheiros. Gestão de memória. Debugging.
Exercícios práticos de criação de aplicação introdutória em
Objective-C.

|CRIAÇÃO DE APLICAÇÕES PARA iOS (43h)
Instalação das ferramentas necessárias para desenvolvimento
iOS: Xcode e iOS SDK.
O programa para developpers da Apple. Custos, registo,
percentagem sobre resultados.
Instalação do simulador iOS.
Programação por blocos. Ligar elementos visuais a variáveis.
Funções, métodos e selectors. Ligação de botões a métodos e a
outros “blocos” de programação.
Exercício prático de construção de aplicação através da ligação
de blocos visuais e elementos de código.
Objective-C e a estrutura dos programas iOS: Classes existentes e
classes personalizadas; MVC; Delegation.
Xcode Debugger: encontrar e resolver erros.
As funcionalidades dos iPhones e iPad e como as implementar e
programar.
Utilização da funcionalidade de Storyboards.
Exercício prático de criação de aplicação iOS para iPhone ou iPad
(cada aluno idealiza e apresenta a sua aplicação, cujo
desenvolvimento é acompanhado passo a passo pelo formador).
Apresentação da aplicação final.

 

| ESTÁGIO CURRICULAR
Estágio em contexto real de trabalho, com período mínimo de 160h e máximo de 480h (1 a 3 meses). Sujeito a avaliação prévia positiva (10 em escala 0-20) na componente académica do curso. Datas dos estágios a marcar entre Julho e Outubro de 2017. Todos os estágios incluem orientador na entidade acolhedora.

FORMADORES

nuno-pereiraNuno Pereira
Programador 
ricardo-machadoRicardo Machado
Interactive Designer 

profile-01Outros formadores a confirmar

OUTRAS INFORMAÇÕES

| PARCEIROS PRINCIPAIS
APPM
Blueticket
Canal Q
Clube Criativos de Portugal
Festival Meo Sudoeste
Festival SBSR
Festival Sol da Caparica
Fuel TV
Gerador
Hi-Interactive
LisbonLabs
Meo Arena
Mindshaker
Others
PH Neutro
RTP
Social Animals
Sporting TV
The Hotel
TVI
+ agências e outros a confirmar em
breve

 

 

| ESPAÇO E EQUIPAMENTOS
Sala de aula com 1 computador por aluno.

| UTILIZAÇÃO DE MEIOS
Os alunos poderão solicitar espaços e meios extra aulas, mediante disponibilidade e capacidade de uso.

| MODALIDADE DA FORMAÇÃO
Inicial

| PRÉMIOS
Os melhores alunos são premiados no final de cada ano, com acções de formação ou disponibilidade de meios de produção.

| BOLSAS
Todos os anos a World Academy abre vagas para estágios internos, na modalidade de troca por curso, para alunos com bom perfil mas que comprovem dificuldades financeiras sérias.

 

 

Inscrição

 Inscrições a partir de Maio

| CANDIDATURA
Marcação de entrevista para orientação e seleção.
Apresentação de currículo e ficha de candidatura (download para preenchimento).
Mínimo de 17 anos à data da candidatura.
12º ano de escolaridade ou percurso académico/profissional relevante para o curso.

| PROCESSO DE INSCRIÇÃO
Depois de aprovação em entrevista é necessário:
– leitura e aceitação escrita do Regulamento e do Contrato.
– entrega de currículo, cópia do certificado de habilitações,* apresentação do cartão de cidadão, cartão de contribuinte, fotografia “passe” e comprovativo de morada.

*A cópia/digitalização do cartão de cidadão, para arquivo da World Channels, S.A, apenas será feita com autorização expressa do titular do mesmo, uma vez que de acordo com artigo 5.º da Lei n.º 7/2007 de 5 de fevereiro, este procedimento não é obrigatório.

| CONDIÇÕES GERAIS
As condições de funcionamento e organização da formação, deveres e direitos do aluno, entre outras regras e procedimentos, devem ser consultados no Regulamento da World Academy. A leitura e aceitação dos termos do mesmo são obrigatórias antes do ato de inscrição.

A World Academy pode alterar o conteúdo aqui divulgado.