Jornalismo Digital e TV

CURSO ANUAL [2016/2017] | CANDIDATURAS E INSCRIÇÕES A PARTIR DE 9 MAIO

jornalismo

A globalização digital dos conteúdos e comunicação veio mudar radicalmente o mercado.
Os media tradicionais foram abalados e o público começou a interagir e a criar os seus próprios conteúdos para públicos potencialmente globais. O jornalista profissional da nova geração tem que saber trabalhar com vários media, redes e tecnologias, sem nunca perder a essência do que o grande jornalismo faz: ajudar-nos a ver o mundo e a condição humana de forma diferente, mais longe e mais perto ao
mesmo tempo.

CONTEÚDOS DO CURSO

| ESCRITA JORNALÍSTICA (24h)
Lugar do jornalismo na comunicação. Ética e deontologia da profissão.
Os media em Portugal e no mundo: visão e novas tendências. A redação. Fontes, investigação e factos. Linha editorial. Contar uma história, partilhar um olhar diferente, falar com o público.
Técnicas e exercícios práticos de escrita jornalística: estruturar uma notícia, títulos e destaques, corpo de
texto, relação com imagem e inserção na página, entrevista, opinião e crónica, reportagem; diferenças entre escrita para imprensa e digital. Especificidades da escrita para rádio e televisão; exercícios práticos de transposição de notícia.

| RÁDIO (30h)
O media rádio: a “proximidade” da voz, espaços sonoros, papel da imaginação visual. Informação e jornalismo em rádio: jornalistas e redações, tecnologias e estúdios, notícias, diretos,
reportagens, entrevistas, blocos noticiosos, o papel dos blogs, sites e redes sociais.
Exercícios práticos em estúdio e exteriores: colocação e gravação de voz, operação básica em estúdio, escrita e leitura de notícias, gravação e pós-produção de reportagens, diretos, entrevistas e noticiário.

| FOTOJORNALISMO (27h)
Introdução prática à fotografia: câmaras e acessórios, luz e iluminação, objetivas, formatos e definições, sensibilidade, diafragma e obturador, enquadramentos e composição, equipamento especializado. Exercícios práticos de fotografia com câmaras DSLR. Fotojornalismo: abordagem jornalística, contar uma história com imagens, ponto de vista e objetividade, o “momento”. Mercado: revistas e jornais, sites e blogs, agências noticiosas, redes sociais, direitos autorais. Áreas principais do fotojornalismo: case studies. Autorizações, acreditações, segurança e carteira profissional. Exercícios práticos de reportagem fotográfica.

| REPORTAGEM TV: CAPTAÇÃO E APRESENTAÇÃO (27h)
A dupla jornalística: repórter e câmara. Legislação. Práticas e cuidados de trabalho em variados cenários: públicos, institucionais, manifestações, conflitos, etc. Câmaras profissionais de reportagem, acessórios e tecnologias de transmissão. Reportagens, entrevistas, diretos e grande reportagem. Construção da reportagem: pesquisa, factos e “ângulo”, contar uma história com imagens, escrita, edição e voz off. Relação do repórter com câmara, entrevistado e acontecimento. Exercícios de reportagem televisiva, orientados por formadores que constituem uma dupla jornalística com vários anos de experiência de trabalho em conjunto.

| REPORTAGEM TV: EDIÇÃO E PÓS-PRODUÇÃO (27h)
Edição vídeo: introdução prática ao software Premiere. Técnicas de edição jornalística: vivos, planos de corte, grafismos, voz off, sonorização, grafismos e fichas técnicas. Reportagens e grandes reportagens. Exercícios práticos de edição de reportagem, com brutos gravados pelos alunos e brutos profissionais de televisão.

| ESTÚDIO TV: INFORMAÇÃO E TELEJORNAL (36h)
Funcionamento do estúdio e régie de informação. Apresentação visual: make-up e guarda-roupa, postura. Colocação, respiração e enfatização da voz. Exercícios gravados em estúdio de leitura de
teleponto, preparação e seguimento de alinhamento, comunicação com régie, lançamento de peças.
Diretos individuais e simultâneos, gestão de problemas técnicos de transmissão, entradas previstas e diretos de “última hora”.
A preparação e alinhamento de telejornal. Exercícios práticos de telejornal “em direto”, com lançamento de reportagens, grafismos, diretos do exterior e convidados, com alunos e
formadores de Imagem, Som e Realização.

| TV: MAGAZINES (24h)
Programas de magazine temáticos: formatos e case studies. Criação de formato, escrita de guião, gravações de reportagem e de pivots, pós produção. Relações com marcas, patrocinadores e promoção. Exercício prático de magazine de televisão completo.

| TV: ENTREVISTAS E DEBATES (24h)
Pesquisa e preparação das entrevistas e debates, postura, câmaras e olhar, controlo e gestão de tempo, controlo emocional e gestão de tensões e improvisos. Trabalho com comentadores, entrevista individual e debate. Exercícios práticos de entrevista e debate em estúdio, com alunos de Câmara e Realização.

| GRANDE REPORTAGEM TV (30h)
Diferenças entre reportagem, grande reportagem e documentário. Escolha do tema e abordagem. Preparação, investigação e trabalho “no terreno”. Lidar com temas “difíceis” e complexos, imparcialidade e juízos de valor, o tempo da grande reportagem, envolver emocionalmente e aprofundar a perceção e reflexão do espetador sobre o tema. Exercício de grande reportagem individual ou em dupla, em autonomia de captação e edição ou em colaboração com alunos de Câmara e de Pós Produção. Apresentação dos trabalhos ao formador e júri de jornalistas.

| JORNALISMO DIGITAL: BLOGUES, SITES E REDES SOCIAIS (24h)
Mudanças, crises e oportunidades da globalização digital. Mudanças atuais e previstas no jornalismo. A participação do público nas redes e o cidadão repórter. Case studies de blogs, sites informativos gerais e especializados e as redes sociais. Como criar e gerir blog e site em wordpress (ou equivalente) e como gerir redes sociais e comunidades em canais digitais informativos. Exercício prático de construção e promoção de página pessoal e redes associadas, para divulgação de trabalhos jornalísticos de cada aluno, e que sirvam ainda como portfolio de apresentação ao mercado.

| ESTÁGIO CURRICULAR
Estágio em contexto real de trabalho, com período mínimo de 160h e máximo de 480h (1 a 3 meses). Sujeito a avaliação prévia positiva (10 em escala 0-20) na componente académica do curso. Datas dos estágios a marcar entre Julho e Outubro de 2017. Todos os estágios incluem orientador na entidade acolhedora.

OUTRAS INFORMAÇÕES

| FORMADORES ( a confirmar)
Ângelo Lucas, Fotojornalista DN JN
Carlos Oliveira, Repórter eng RTP
Filipe Caetano, Jornalista TVI 
Miguel Freitas, Editor TVI
Nuno Graça Dias, Ex-Pivot SIC Notícias e Diretor Sporting TV
Ricardo Espírito Santo, Realizador 
Ricardo Nogueira, Operador de câmara 
Rodrigo Pratas, Jornalista e pivot SIC 
Rosário Salgueiro, Sub-diretora informação RTP 
Teresa Botelheiro, Jornalista RTP 
+ outros formadores a confirmar

| ESPAÇO E EQUIPAMENTOS
Sala com um computador por aluno, LCD e internet. Software: Adobe Creative Cloud 2015: Premiere CC, After Effects CC, Audition CC, Media Encoder CC, Photoshop CC, Illustrator CC. Estúdio de vídeo para produções com uma e várias câmaras. Ciclorama com chromakey. Sistema de cenário virtual. Grua Jimmy Jib, teleponto. Câmaras broadcast para estúdio e exteriores. Câmaras DSLR com lentes e acessórios. Equipamento de iluminação e de áudio para exteriores. Auditório para espetáculos e gravação multicamara. Estúdio de som para gravações e emissão em rádio. Em parceria com WorldChannels: carro de exteriores TV com régie para gravação e transmissão multicamara.

| UTILIZAÇÃO DE MEIOS
Os alunos poderão solicitar espaços e meios extra aulas, mediante disponibilidade e capacidade de uso.

| PARCEIROS PRINCIPAIS
Antena 1
Antena  2
Antena 3
TVI
RTP
Fuel TV
Sporting TV
Canal Q
Meo Arena
Festival Meo Sudoeste
Festival SBSR
Festival Sol da Caparica
Festival Monstra
Medialuso
Panavideo
Take andSound
Coyoteland Media Group
Shortfuse
Terra Líquida
ADLC
Trix
Pim Pam Pum
Índigo – TheSoundExperience
Amperel
Colorfoto
Canon
Sony
Music Box
Meo Fan Event
L´Óreal Professional
Sincolour
+ outros a confirmar em breve

| MODALIDADE DA FORMAÇÃO
Inicial

| PRÉMIOS
Os melhores alunos são premiados no final de cada ano, com ações de formação ou disponibilidade de meios de produção.

| BOLSAS
Todos os anos a World Academy abre vagas para estágios internos, na modalidade de troca por curso, para alunos com bom perfil mas que comprovem dificuldades financeiras sérias.

Inscrição

Inscrições Abertas a partir a 09 Maio de 2016

| CANDIDATURA
Marcação de entrevista para orientação e seleção.
Apresentação de currículo, ficha de candidatura (download para preenchimento) e portfolio (textos jornalísticos, mesmo que académicos).
Mínimo de 17 anos à data da candidatura.
12º ano de escolaridade (desejável licenciatura em cursos de comunicação ou humanidades), ou percurso académico/ profissional relevantes para o curso.

| PROCESSO DE INSCRIÇÃO
Depois de aprovação em entrevista é necessário:
– leitura e aceitação escrita do Regulamento e do Contrato.
– entrega de currículo, cópia do certificado de habilitações,* apresentação do cartão de cidadão, cartão de contribuinte, fotografia “passe” e comprovativo de morada.

*A cópia/digitalização do cartão de cidadão, para arquivo da World Channels, S.A, apenas será feita com autorização expressa do titular do mesmo, uma vez que de acordo com artigo 5.º da Lei n.º 7/2007 de 5 de fevereiro, este procedimento não é obrigatório.

| CONDIÇÕES GERAIS
As condições de funcionamento e organização da formação, deveres e direitos do aluno, entre outras regras e procedimentos, devem ser consultados no Regulamento da World Academy. A leitura e aceitação dos termos do mesmo são obrigatórias antes do ato de inscrição.

A World Academy pode alterar o conteúdo aqui divulgado.