Digital Marketing

CURSO ESPECIALIZAÇÃO PROFISSIONAL

dgt-mkt

A natureza social da Web e dos devices transformou radicalmente a relação entre marcas e consumidores, tornando-os cada vez mais em vozes ativas como criadores de conteúdos e fontes de partilha e potencial viral. O curso de Marketing Digital junta profissionais experimentados, com o intuito de promover o desenvolvimento de conceitos e estratégias nas principais áreas do Marketing Digital. As ferramentas nada são apenas por si. O curso da World Academy junta às ferramentas, os conteúdos e estratégias.

CONTEÚDOS DO CURSO

| TENDÊNCIAS E ESTRATÉGIA DO MARKETING DIGITAL (16h)
Marcas, reputação e relação com o cliente.
A nova natureza social do marketing: Web e Social Media.
Content Marketing.
Marketing Contextual: Web Semântica e Big Data.
Paid Media (ads) / Owned Media (email) / Earned Media (organic).
Consumidores informados e ativos nas redes.
Internet das Coisas e Wearables.
Privacidade, transparência e partilha de informação Mobile.

| CONTENT MARKETING E CRIAÇÃO DE CONTEÚDOS DIGITAIS (32h)
A importância do Content Marketing.
A criação das personas do consumidor.
Storytelling e Brand Voice.
Criação de narrativas partilháveis.
Técnicas de brainstorm.
Princípios e prática de copywriting.
Tipos de conteúdos digitais. Escolher as melhores tecnologias para os conteúdos.
Blogging com o consumidor.
Marketing Viral. A importância das imagens.
Plataformas para a criação e marketing de conteúdos com imagem.

| E-COMMERCE (18h)
Estratégia de marketing para plataformas de comércio eletrónico.
Reconhecer os objetivos empresariais. Lead generation.
Reviews: conteúdo gerado pelo consumidor.
Campanhas de email com compra directa.
Estratégias de personalização do consumidor.
Implementação de programas de lealdade.

| CONTENT MANAGEMENT SYSTEM: WORDPRESS (36h)
Introdução aos Content Management Systems (CMS).
Capacidades e limitações dos CMS. Hosting.
Metadados, tags, e categorização de conteúdo.
Wordpress: Criação de sites a partir de temas.
Análise de vários temas e funcionalidades dos mesmos.
Criação e edição de posts; Formatação de elementos; Inserção de Links; Imagens, Vídeo e Áudio.
Criação de páginas adicionais.
Utilização do painel de administração. Organização e categorização de conteúdo.
Sistemas de comentários e gestão de spam.
Ligação das plataformas sociais ao site.
Introdução à edição dos temas de WordPress.
Instalação e utilização de plugins no WordPress.
Exercícios práticos de criação de site WordPress.

| SEARCH ENGINE MARKETING: SEO, ADVERTISING E ANALYTICS (40h)
Definição e características do SEO e do SA; Anatomia de uma SERP; SEO; Indexação Vs Catalogação Vs Posicionamento; Estudo de caso: Importância da protecção de uma marca online como estratégia de SEO; Análise dos Factores On Site que influenciam o posicionamento; Conteúdo; Arquitectura; HTML; Análise dos Factores Off Site que influenciam o posicionamento; Reputação; Links; Pessoal; Social; Ciclo de SEO; Estudo de Caso: Criação de um plano estratégico e de acção baseado nos resultados de uma auditoria; KPI de avaliação sucesso do SEO (Web Analytics). Avaliação: Entrega Enunciado Caso prático 1.

| SOCIAL MEDIA MARKETING (32h)
Criação de conteúdos partilháveis: o consumidor como embaixador da marca. Criação de estratégia de presença da marca nas redes sociais. Criação de página Facebook; Criação de posts e conteúdo de qualidade: tipos de conteúdo possíveis no Facebook. O poder da imagem e do vídeo no Facebook. Regras e limitações da política de conteúdo do Facebook. Boas práticas e frequência de posts. Automatização de posts. Angariação de fãs (pago e orgânico; Facebook Ads. Facebook Analytics. A força atual do Instagram. Outras redes como ferramenta de publicação, marketing e advertising: LinkedIn, Pinterest, entre outras. Exercícios práticos de criação de páginas, criação e gestão de conteúdo e angariação de fãs. Criação de comunidades online; Encontrar e definir a audiência. Desenhar uma estratégia de presença na Web social; Interessar a audiência e converter em presença nas redes da marca. Gestores de comunidades: a cara e a voz da marca online. Interação nos comentários, nos tweets, nas partilhas. Boas práticas de comunicação: do fã número um à pessoa mais zangada; Gestão de crise. Análise de case-studies.

| EMAIL MARKETING (18h)
Princípios e prática de HTML. Princípios e prática de CSS. Criação de uma base de dados de emails. Formas de angariação. Incentivos. Online forms. Angariação automática através de plugins nas redes sociais. Ferramentas para criação e gestão de bases de dados.
Formatos de conteúdos utilizados em Email Marketing: Newsletters, promoções, eventos, cupões, entre outros. Boas práticas para a criação de newsletters HTML. Call to Action. Landing Pages: página principal; página de teaser; página viral (shareable); página informativa. Ferramentas online para email marketing: e-goi, mailchimp, entre outros. Responsive Design Emails: emails multiplataforma. Avaliação de impacto. Emails recusados. Automação de envio de emails. Exercícios práticos de criação de newsletters em HTML.

| VIDEO MARKETING (18h)
O impacto do vídeo; Criação de conteúdo vídeo útil para o consumidor.Case-studies de campanhas virais. Youtubers. Conteúdos vídeo criados por canais de análise de produtos. Conteúdos vídeo criados pelo consumidor. A importância da subscrição. Descrição dos conteúdos, imagens de destaque e keywords. Promoção vídeo no Youtube. Youtube Ads (Search Display + Video Ads). Youtube analytics. Outras redes vídeo: Vimeo, Facebook Video, Instagram Video, Vine. Exercício prático de campanha vídeo.

| MOBILE MARKETING (18h)
Mobile Marketing: O consumo de conteúdos através de devices. Estratégias mobile-first. A vontade de conetividade entre os consumidores. Mobile email, Sites Responsive. Apps Mobile e Web Apps. Login nas aplicações através de redes sociais. Notificações Push. SMS e MMS. Ferramentas para Mobile Marketing. Mobile Advertising em sites, apps e jogos. Métricas. Empresas de venda de publicidade mobile. Gamification. Localização. QRcodes. Near Field Communications (NFC). Realidade Aumentada. Case Studies.

| PLANEAMENTO ESTRATÉGICO + PROJETO FINAL (42h)
Cruzamento de digital com campanhas tradicionais e outros media. Projeto de planeamento estratégico para campanha de marketing digital. Projeto completo de criação, produção e implementação de produto/conteúdo digital, criado por equipas de alunos com valências complementares. Briefing real apresentado e escolhido pelos alunos e apresentado a um júri de profissionais do mercado. Cada equipa pode recorrer à participação extra-curricular de alunos de outros cursos e áreas da World Academy para a produção de materiais finalizados e com qualidade.

| ESTÁGIO CURRICULAR
Estágio em contexto real de trabalho, com período mínimo de 160h e máximo de 480h (1 a 3 meses). Sujeito a avaliação prévia positiva (10 em escala 0-20) na componente académica do curso. Datas dos estágios a marcar entre Julho e Outubro de 2017. Todos os estágios incluem orientador na entidade acolhedora.

FORMADORES

Armando Alves
Head of Social Media at Fullsix 

diana-ramosDiana Ramos
Social Media Manager at BAR 

Hugo Oliveira
Digital Marketing Director Lisbon Labs 

nuno-pereiraNuno Pereira
Senior Interactive Developer at Others

rui-venturaRui Ventura
VP Marketing, Sales & Creative 
Teresa Sousa
Project Manager at T-Hotel Hospitality Knowledge 

Convidados
(clientes de marcas, realizador e júri módulo final)

OUTRAS INFORMAÇÕES

| PARCEIROS PRINCIPAIS
2 Riscos APPM
Blueticket
Canal Q
CCB
Clube Criativos de Portugal
Festival Meo Sudoeste
Festival SBSR
Festival Sol da Caparica
Fuel TV
Gerador
Hi-Interactive
Lisbon Labs
Longbö
Meo Arena
Mindshaker
Others
PH Neutro
Post United
RTP
Social Animals
Sporting TV
Teatro São Luiz
The Hotel
TVI
+ agências e outros a confirmar em breve

 

| ESPAÇO E EQUIPAMENTOS
Sala com um computador por aluno, LCD, internet e office. Adobe Creative Cloud CC: Photoshop, Illustrator, Premiere, Edge Code.

| UTILIZAÇÃO DE MEIOS
Os alunos poderão solicitar espaços e meios extra aulas, mediante disponibilidade e capacidade de uso.

| MODALIDADE DA FORMAÇÃO
Inicial

| PRÉMIOS
Os melhores alunos são premiados no final de cada ano, com ações de formação ou disponibilidade de meios de produção.

| BOLSAS
Todos os anos a World Academy abre vagas para estágios internos, na modalidade de troca por curso, para alunos com bom perfil mas que comprovem dificuldades financeiras sérias.

Inscrição

Inscrições a partir de 02 Maio 2017

| CANDIDATURA
Marcação de entrevista para orientação e seleção.
Apresentação de currículo e ficha de candidatura (download para preenchimento).
Mínimo de 17 anos à data da candidatura.
12º ano de escolaridade ou percurso académico/profissional relevante para o curso.

| PROCESSO DE INSCRIÇÃO
Depois de aprovação em entrevista é necessário:
– leitura e aceitação escrita do Regulamento e do Contrato.
– entrega de currículo, cópia do certificado de habilitações,* apresentação do cartão de cidadão, cartão de contribuinte, fotografia “passe” e comprovativo de morada.

*A cópia/digitalização do cartão de cidadão, para arquivo da World Channels, S.A, apenas será feita com autorização expressa do titular do mesmo, uma vez que de acordo com artigo 5.º da Lei n.º 7/2007 de 5 de fevereiro, este procedimento não é obrigatório.

| CONDIÇÕES GERAIS
As condições de funcionamento e organização da formação, deveres e direitos do aluno, entre outras regras e procedimentos, devem ser consultados no Regulamento da World Academy. A leitura e aceitação dos termos do mesmo são obrigatórias antes do ato de inscrição.

A World Academy pode alterar o conteúdo aqui divulgado.