Criativo Digital

CURSO ESPECIALIZAÇÃO PROFISSIONAL

A diversidade de meios e comunicação no mundo digital está a provocar a necessidade de profissionais criativos e com várias valências, para  a  produção de conteúdos multiplataforma.

CONTEÚDOS DO CURSO

| ESCRITA CRIATIVA (20h)
O que é o copywriting. A relação entre o texto criativo e o texto promocional. A importância de saber escrever. Os elementos do copywriting: headline, bodycopy, kicker, longcopy, entre outros. Tipos de copywriters e diferentes mercados: da brochura informativa à assinatura de uma marca. Quando e quando não é necessário o copy. O copy para vários formatos. Os processos da escrita criativa: estratégias para enfrentar a folha branca. Exercícios variados de escrita criativa a partir de vários “gatilhos”. Storytelling: tudo se conta melhor como uma história. A ligação entre o copy e a imagem. O copywriter na equipa criativa.

| FOTOGRAFIA (28h)
Estética da imagem e da fotografia. Elementos de composição, cor e luz. Realismo e subjetividade, arte e criação.
Referências e exemplos históricos e atuais.
Fundamentos de luz e cor.
Princípios ópticos: distância focal, foco e profundidade, diafragma, obturador e exposição.
Fotografia digital, resolução e sensores. Formatos digitais.
Tipos de câmaras e tecnologias. Camara DSLR: funções e operação. Exercícios práticos.
Iluminação: medições, luz natural, iluminação de estúdio
de flash e contínua.
Principais equipamentos e acessórios. Técnicas de iluminação.
Exercícios práticos em estúdio e exteriores.
Pós-produção fotográfica e tratamento de imagens.
Exercícios práticos com Photoshop e Lightroom.

| CAPTAÇÃO VÍDEO (28h)
Noções essenciais de mercado e produção: tipos de obras e produtos, equipas, recursos, etapas e tarefas de produção.
Realização e Linguagem audiovisual: perceção visual, estética da imagem, espaço visual, tipologia dos planos, perceção do movimento, tempo e montagem, dramaturgia e ritmo, espaço e tempo sonoros. Continuidade, raccord e rutura.
Ponto de vista, subjetividade e objetividade.
Breves noções de escrita de guião. Autoria e realização.
Teoria e propriedades da luz. Perceção humana.
Ótica e objetivas. Diafragma e exposição. Conversão ótico-elétrica.  Caraterísticas e manipulação do sinal vídeo. Vídeo digital. Normas, formatos e codecs. Ligações. Tecnologia das câmaras de vídeo profissionais e semi profissionais. Setup da câmara. Composição, enquadramento e movimentos de câmara.
Fontes de luz e material de iluminação.
Teoria e linguagem da iluminação e direção de fotografia.
Tipos de ambientes, conceitos e situações: estúdio e exteriores.
Exercícios de câmara e iluminação em estúdio e exteriores: entrevista, reportagem, outros.
Propriedades do som. Tipologia de microfones e seu uso.
Gravação áudio em vídeo: formatos, gravação direta na câmara, com mixer e gravação independente.
Exercícios de captação e gravação de áudio para vídeo.

| EDIÇÃO VÍDEO (20h)
O mundo da pós-produção digital: imagem, som, grafismos e animação, áreas e produtos específicos.
Hardware e configurações.
Teorias e princípios da montagem. Os softwares de edição do mercado.
Práticas de edição: do rough cut até à montagem final.
Correção de cor e sonorização.
Exercícios práticos de edição vídeo.
Importação e exportação para multiplataforma.

| MOTION GRAPHICS (24h)
Princípios básicos de grafismo e composição aplicados às imagens em movimento nos principais formatos e standards. Introdução ao software Adobe After Effects. Princípios básicos de animação por keyframing e aplicação específica de diferentes tipos de interpolação.
Explanação e aplicação de métodos e técnicas de tratamento e manipulação dos vários tipos de materiais visuais.
Explanação e aplicação de diversos métodos e técnicas para a elaboração de efeitos visuais digitais.
Execução de pequenos filmes individuais com base nas metodologias e técnicas abordadas.

| DESIGN GRÁFICO (32h)
Noções base sobre design gráfico e de comunicação: cores, proporcionalidade, espaçamento, tipografia, hierarquias e funcionalidade. Introdução ao Ilustrator e ligação ao Photoshop.
Exercícios tipográficos e de integração com imagem. Trabalhar peças gráficas com marcas e logos.
Exercícios práticos de criação de peças simples de design gráfico para áreas de print e digital.

| WEB (40h)
O funcionamento da Web: clientes e servidores. Tecnologias front-end e tecnologias back-end. Os standards Web.
User Experience. Design consistente; standard design; estruturas de navegação; estruturas de organização de conteúdo; arquitetura de informação; navegação progressiva. Boas práticas de utilização de menus e sub-menus. Ferramentas de pesquisa.
Prototipagem. Editores de código.
Entender a função do HTML: a estrutura da página. Análise da estrutura de documento HTML. HTML: sintaxe básica e elementos principais. Headings; parágrafos; quebras de linha; texto; imagens. Elementos de estruturação. Ligações para elementos na página e para elementos exteriores. Criação e configuração de listas.
Entender a função do CSS: o controlo visual de uma página e função dos selectors. Prática de utilização dos vários seletores CSS. Exercício prático de criação de uma página/ site web.

| DIGITAL E SOCIAL MEDIA (24h)
Criação e gestão de páginas institucionais. Blog e site em WordPress (ou equivalente). Criação de conteúdos partilháveis. Criação de estratégia de presença da marca nas redes sociais: Facebook, Youtube, Instagram e outros.
Gestão de comunidades online: criação e gestão de conteúdos, formação de comunidades, boas práticas, gestão de crises. Publicidade e promoção nas redes sociais.
Breves noções de Google adwords, analytics e outras métricas e ferramentas.

| PROJETO FINAL (34h)
Projeto completo de criação, produção e implementação de conteúdos digitais, individual ou pequenos grupos. Os conteúdos devem incluir fotografia, vídeo, copywriting e pequeno site ou aplicativo web. Briefing real apresentado e escolhido pelos alunos e apresentado a um júri de profissionais do mercado. Cada equipa ou aluno pode recorrer à participação de alunos de outros cursos e áreas da World Academy, tais como música, ilustração, apresentador ou outras.

FORMAÇÃO EXTRA
Os alunos serão ainda convidados, ao longo do curso, para participarem em exercícios de outros cursos, animação cultural da escola ou eventos de parceiros.

| ESTÁGIO CURRICULAR
Estágio em contexto real de trabalho, com período mínimo de 160h e máximo de 480h (1 a 3 meses). Sujeito a avaliação prévia positiva (10 em escala 0-20) na componente académica do curso. Datas dos estágios a marcar entre Julho e Outubro de 2017. Todos os estágios incluem orientador na entidade acolhedora.

FORMADORES


Aurélio Vasques
Diretor de Fotografia 


Bruno Sousa
Animador e Motion Designer

diana-ramos
Diana Ramos
Social Media Manager at BAR 


Hugo Oliveira
Head of Digital Marketing – WeDo Technologies


João Geada
Diretor Criativo

miguel-tomar-nogueira
Miguel Nogueira
Coordenador World Academy e Editor Vídeo  

nuno-pereira
Nuno Pereira
Senior Interactive Developer at Others


Rita Carmo
Fotógrafa 

susana-antao
Susana Antão
Designer e Ilustradora Ogilvy behance


+ Júri a combinar
(Projecto final)

OUTRAS INFORMAÇÕES

| PARCEIROS PRINCIPAIS
APPM
Blueticket
Canal Q
Canon
Clube Criativos de Portugal
Cofina
Excentric Grey
Festival Indielisboa
Festival Meo Sudoeste
Festival Mexefest
Festival Monstra
Festival SBSR
Freemantle
Fuel TV
Hi-Interactive
LisbonLabs
Longbö
Medialuso
Meo Arena
Meo Arena
Mindshaker
Music Box
Oskar& Gaspar
Others
Panavideo
PH Neutro
Post United
RTP
SIC
Social Animals
Sony
SP Televisão
Sporting TV
Take and Sound
Terra Líquida
The Hotel
Trix
TVI
+ outros no site

| ESPAÇO E EQUIPAMENTOS
Sala com um computador por aluno, LCD, internet e office. Adobe Creative Cloud CC: Photoshop, Illustrator, Premiere, Edge Code.

| UTILIZAÇÃO DE MEIOS
Os alunos poderão solicitar espaços e meios extra aulas, mediante disponibilidade e capacidade de uso.

| MODALIDADE DA FORMAÇÃO
Inicial

| PRÉMIOS
Os melhores alunos são premiados no final de cada ano, com ações de formação ou disponibilidade de meios de produção.

| BOLSAS
Todos os anos a World Academy abre vagas para estágios internos, na modalidade de troca por curso, para alunos com bom perfil mas que comprovem dificuldades financeiras sérias.

Inscrição

Inscrições Abertas

| CANDIDATURA
Marcação de entrevista para orientação e seleção.
Apresentação de currículo e ficha de candidatura (download para preenchimento).
Mínimo de 17 anos à data da candidatura.
12º ano de escolaridade ou percurso académico/profissional relevante para o curso.

| PROCESSO DE INSCRIÇÃO
Depois de aprovação em entrevista é necessário:
– leitura e aceitação escrita do Regulamento e do Contrato.
– entrega de currículo, cópia do certificado de habilitações,* apresentação do cartão de cidadão, cartão de contribuinte, fotografia “passe” e comprovativo de morada.

*A cópia/digitalização do cartão de cidadão, para arquivo da World Channels, S.A, apenas será feita com autorização expressa do titular do mesmo, uma vez que de acordo com artigo 5.º da Lei n.º 7/2007 de 5 de fevereiro, este procedimento não é obrigatório.

| CONDIÇÕES GERAIS
As condições de funcionamento e organização da formação, deveres e direitos do aluno, entre outras regras e procedimentos, devem ser consultados no Regulamento da World Academy. A leitura e aceitação dos termos do mesmo são obrigatórias antes do ato de inscrição.

A World Academy pode alterar o conteúdo aqui divulgado.