Criativo para Branding e Publicidade

CURSO ESPECIALIZAÇÃO PROFISSIONAL

A criação publicitária adapta-se a uma realidade digital, na qual o consumidor também é criador de conteúdo. Com a proliferação digital de conteúdos e imagens, as marcas precisam mais que nunca de se destacar pela criatividade, do próprio produto ou serviço, mas também pela forma como comunicam toda a marcanum mundo sempre ligado, e sempre a ser partilhado.

CONTEÚDOS DO CURSO

| BRANDING (18h)
Tendências actuais da comunicação num mundo global.
A comunicação publicitária. As marcas hoje. Produtos e serviços como uma peça no todo da marca.
Branding. A marca como voz das pessoas; as pessoas como voz da marca.
Um mundo de partilhas.
As empresas da comunicação das marcas: agências de publicidade, branding, ativação, entre outras.
Tipologias e funcionamento das agências modernas, nacionais e internacionais.
O processo desde o cliente até ao consumidor: Briefing, estratégias, insight, planos.
Directores Criativos, Copywriters, Directores de Arte, Content Creators e outras funções. A nova geração de criativos: a barreira invisível entre funções.
Técnicas e abordagens ao processo criativo.
Exercícios criativos variados ao longo do módulo.

| ESTRATÉGIA E MERCADO (18h)
Marcas, reputação e relação com o cliente. Tendências do mercado. A natureza social do mercado: Web e Social Media. Compreender o consumidor moderno. Consumidores informados e ativos nas redes. Estratégia na publicidade. Como se planeia uma campanha. Como se avalia uma campanha. Qual
o espaço e lugar do processo criativo no interior da estratégia. A relação entre criatividade e eficácia. O papel do consumidor enquanto parte da estratégia publicitária. Exercício de elaboração de estratégia de campanha para marca, produto ou serviço.

| COPY E STORYTELLING (24h)
O que é o copywriting. A relação entre o texto criativo e o texto promocional. A importância do saber escrever. Os elementos do copywriting: headline, bodycopy, kicker, longcopy, entre outros. Tipos de copywriters e diferentes mercados: da brochura informativa à assinatura de uma marca. Quando e quando não é necessário o copy. O copy na imprensa e o copy no online. Os processos da escrita criativa: estratégias para enfrentar a folha branca. Exercícios variados de escrita criativa a partir de vários
“gatilhos”. Storytelling: tudo se conta melhor como uma história. Como se estrutura uma história: emoção, surpresa, analogias. Escrita e rescrita. A ligação entre o copy e a tipografia. A ligação
entre o copy e a imagem. O copywriter na equipa criativa. Exercícios práticos e variados de copywriting.

| ART E PRINT (33h)
O que é a direção de arte. Traduzir conceitos em representações visuais. Os vários elementos artísticos e as suas conjugações: fotografia, design, ilustração, entre outros. O trabalho da direção artística com o design. O trabalho do diretor de arte, enquanto designer. O diretor de arte na equipa criativa. Princípios de design: cor, composição, proporção, equilíbrio, tipografia, entre outros elementos. Práticas de Photoshop CC para layout e design. Práticas de Photoshop CC para composição e tratamento
de imagem. Introdução prática à fotografia. Principais formatos e meios: imprensa, outdoors e mupis. Outros formatos: prints para ativações de marca, flyers e afins, merchandising, intervenção no
produto, branding e publicidade não convencionais. Direção de arte no online. Exercícios práticos de criação de campanha print ou online baseada em imagem.

| VIDEO (27h)
O conteúdo mais visto e mais viral. O vídeo na publicidade: do teaser na web ao ecrã de cinema. Análise de case studies de várias linguagens e formatos de publicidade vídeo. O vídeo numa era de criativos digital natives. Pesquisa e criação de moodboards. Casos complexos (quando o storyboard e o shootingboard são necessários). Os envolvidos na produção de vídeo publicitário. O poder do PreViz (pré-visualização) com vídeo. Noções de linguagem audiovisual e realização. Prática de captação vídeo com câmaras DSLR. Prática de edição de vídeo com Adobe Premiere CC. Exercício prático de conceito, produção, realização, captação e edição de vídeos publicitários (feitos pelos alunos).

| DIGITAL (27h)
O digital não como novidade, mas como a realidade. Quando em todo o lado está um meio de comunicação. Digital Everywhere: web, mobile, tablet, wearables. Comportamento do consumidor no digital e nas redes. Adaptação para o digital vs criação para o digital. A publicidade em sites. A publicidade nas apps. A publicidade nas redes. Redes e públicos alvo. A precisão do targeting e dos algoritmos. A dimensão actual do Facebook e do Instagram. A publicidade no Youtube. O consumidor como publicidade: youtubers, instagramers, bloggers, digital influencers, reviewers. Tecnologias digitais avançadas para publicidade: videomapping, realidade aumentada, VR, entre outras. Exercício práticos de campanhas em meios digitais.

| ATIVAÇÃO DE MARCAS (27h)
Conectar a marca ao consumidor: despertar a curiosidade, a paixão, e os sentidos. Ligar emocionalmente o consumidor à marca.
Tornar conceitos e ideias em acções. Para além do marketing directo e relacional.
Tipos de ativação. Análise de case studies.
Desenhar um plano de ativação. A ativação planeada no físico e no digital. Ativação enquanto processo de Branding. Eventos de ativação. Ativação para futuro vídeo “viral”. Brandedspaces. Interação entre ativação física e os devices do consumidor: smartphones, etc.
Exercício prático de desenho de plano de ativação.
Exercício prático de ativação.

| CAMPANHA INTEGRADA: SOCIAL (33h)
Exercício prático de campanha publicitária, 360º, vídeo, print, digital. Com execução real.
Apresentação de briefing real aos alunos, de associações / instituições de natureza e carácter social.
Definição de plano estratégico e processo criativo em conjunto com o cliente.
Criação de campanha publicitária real, envolvendo outras turmas da escola na produção dos suportes idealizados na campanha: turmas de Realização, Câmara e Iluminação, Produção de Cinema, Acting, Fotografia, Design.
A World Academy fornece o equipamento técnico e um budget para auxiliar a produção da campanha.
Apresentação final das campanhas ao cliente.

| CAMPANHA INTEGRADA: COMERCIAL (33h)
Exercício prático, em duplas criativas, de campanha publicitária, 360º, vídeo, print, digital. Com execução simulada para cliente real.
Investigação sobre cliente e marca, concorrência, mercado, outras campanhas.
Definição de plano estratégico e processo criativo.
Acompanhamento e orientação dos trabalhos em todas as fases pelos formadores.
Apresentação dos projetos a um júri constituído por cliente, publicitários do mercado e formadores.
Criatividade, qualidade de execução e de apresentação e eficácia serão critérios de avaliação.

| ESTÁGIO CURRICULAR
Estágio em contexto real de trabalho, com período mínimo de 160h e máximo de 480h (1 a 3 meses). Sujeito a avaliação prévia positiva (10 em escala 0-20) na componente académica do curso. Datas dos estágios a marcar entre Julho e Outubro de 2016. Todos os estágios incluem orientador na entidade acolhedora.

FORMADORES


Armando Alves
Head of Data and Analytics, Fullsix  


Hugo Oliveira
Head of Digital Marketing – WeDo Technologies


João Geada
Diretor Criativo


Jorge Barrote
Ex-diretor Criativo JWT 


Jorge Coelho
Diretor Criativo Executivo Ogilvy


Pedro Magalhães
Ex-diretor Criativo e Fundador da Longbö 


Pedro Miguel Magalhães
Diretor Criativo

rui-ventura
Rui Ventura
Presidente da APPM / Director de  Marketing Monster


+ convidados
(clientes de marcas, realizador e júri no módulo final)



OUTRAS INFORMAÇÕES

| PARCEIROS PRINCIPAIS
APPM
Blueticket
Canal Q
Clube Criativos de Portugal
Excentric Grey
Festival Meo Sudoeste
Festival Mexefest
Festival SBSR
Fuel TV
Gerador
Hi-Interactive
LisbonLabs
Longbö
Meo Arena
Mindshaker
Others
PH Neutro
Post United
RTP
Shifthinkers
SIC
Social Animals
Sporting TV
Teatro São Luiz
The Hotel
TVI

| ESPAÇO E EQUIPAMENTOS
Sala com um computador por aluno, projetor vídeo e internet. Software Adobe Creative Cloud CC: Photoshop, Premiere.
Acesso para exercícios do curso ao estúdio de fotografia e vídeo, câmaras DSLR e GoPro, estúdio de som, software de edição vídeo Premiere.

| UTILIZAÇÃO DE MEIOS
Os alunos poderão solicitar espaços e meios extra aulas, mediante disponibilidade e capacidade de uso.

| MODALIDADE DA FORMAÇÃO
Inicial

| PRÉMIOS
Os melhores alunos são premiados no final de cada ano, com ações de formação ou disponibilidade de meios de produção.

| BOLSAS
Todos os anos a World Academy abre vagas para estágios internos, na modalidade de troca por curso, para alunos com bom perfil mas que comprovem dificuldades financeiras sérias.

Inscrição

Inscrições Abertas 

| CANDIDATURA
Marcação de entrevista para orientação e seleção.
Apresentação de currículo, ficha de candidatura,(download para preenchimento) e portfolio criativo (seja de fotografia, artes visuais, textos criativos, ou outros).
Mínimo de 17 anos à data da candidatura.
12º ano de escolaridade ou percurso académico/profissional relevante para o curso.

| PROCESSO DE INSCRIÇÃO
Depois de aprovação em entrevista é necessário:
– leitura e aceitação escrita do Regulamento e do Contrato.
– entrega de currículo, cópia do certificado de habilitações,* apresentação do cartão de cidadão, cartão de contribuinte, fotografia “passe” e comprovativo de morada.

*A cópia/digitalização do cartão de cidadão, para arquivo da World Channels, S.A, apenas será feita com autorização expressa do titular do mesmo, uma vez que de acordo com artigo 5.º da Lei n.º 7/2007 de 5 de fevereiro, este procedimento não é obrigatório.

| CONDIÇÕES GERAIS
As condições de funcionamento e organização da formação, deveres e direitos do aluno, entre outras regras e procedimentos, devem ser consultados no Regulamento da World Academy. A leitura e aceitação dos termos do mesmo são obrigatórias antes do ato de inscrição.

A World Academy pode alterar o conteúdo aqui divulgado.