ART DIRECTOR & COPYWRITER

para Agências e Marcas

A criação publicitária adapta-se a uma realidade digital, na qual o consumidor também é criador de conteúdo. Com a proliferação digital de conteúdos e imagens, as marcas precisam mais que nunca de se destacar pela criatividade, do próprio produto ou serviço, mas também pela forma como comunicam toda a marca num mundo sempre ligado, e sempre a ser partilhado.

| DURAÇÃO
290h (280h c/ formador)
+ Estágio (480h)


| DATAS
outubro 2023 a julho 2024

| HORÁRIO
3ª e 5ª | 19h00-23h00
Reposições às 2ª, 4ª e 6ª, no mesmo horário. Exercícios e masterclasses pontualmente em horários e dias diferentes.

| PARTICIPANTES
14 (mínimo 8)

| PARCEIRO PRINCIPAL

| A QUEM SE DESTINA
A todos os estudantes e profissionais com vocação criativa que queiram trabalhar como criativos em publicidade e com marcas.

| OBJETIVOS
Desenvolver competências criativas para a comunicação e publicidade de marcas.
Saber criar, executar e apresentar projetos integrados de marca e publicidade.

| SAÍDAS PROFISSIONAIS
Art Director, Copywriter, e ainda Criador de Conteúdos ou Estratega para agências de publicidade, agências de comunicação, agências digitais, departamentos de comunicação e branding de empresas e outras organizações.
Boas Saídas Profissionais.

MARCAÇÃO DE ENTREVISTA 2023/24

Insere os teus dados e aguarda o nosso contacto para marcação de Entrevista de Aconselhamento e Selecção.

Em alternativa, liga 935 591 313, entre as 10h30 e as 19h30

CONTEÚDOS

| BRANDING (16h)
Tendências actuais da comunicação num mundo global. A comunicação publicitária. As marcas hoje. Produtos e serviços como uma peça no todo da marca. Branding. A marca como voz das pessoas; as pessoas como voz da marca. Um mundo de partilhas.
As empresas da comunicação das marcas: agências de publicidade, branding, ativação, entre outras. Tipologias e funcionamento das agências modernas, nacionais e internacionais. O processo desde o cliente até ao consumidor: Briefing, estratégias, insight, planos. Directores Criativos, Copywriters, Directores de Arte, Content Creators e outras funções. A nova geração de criativos: a barreira invisível entre funções. Técnicas e abordagens ao processo criativo. Exercícios criativos variados ao longo do módulo.

| ESTRATÉGIA E MERCADO (16h)
Marcas, reputação e relação com o cliente. Tendências do mercado. A natureza social do mercado: Web e Social Media. Compreender o consumidor moderno. Consumidores informados e ativos nas redes. Estratégia na publicidade. Como se planeia uma campanha. Como se avalia uma campanha. Qual o espaço e lugar do processo criativo no interior da estratégia. A relação entre criatividade e eficácia. O papel do consumidor enquanto parte da estratégia publicitária. Exercício de elaboração de estratégia de campanha para marca, produto ou serviço.

| COPY E STORYTELLING (24h)
O que é o copywriting. A relação entre o texto criativo e o texto promocional. A importância do saber escrever. Os elementos do copywriting: headline, bodycopy, kicker, longcopy, entre outros. Tipos de copywriters e diferentes mercados: da brochura informativa à assinatura de uma marca. Quando e quando não é necessário o copy. O copy na imprensa e o copy no online. Os processos da escrita criativa: estratégias para enfrentar a folha branca. Exercícios variados de escrita criativa a partir de vários “gatilhos”. Storytelling: tudo se conta melhor como uma história. Como se estrutura uma história: emoção, surpresa, analogias. Escrita e rescrita. A ligação entre o copy e a tipografia. A ligação entre o copy e a imagem. O copywriter na equipa criativa. Exercícios práticos e variados de copywriting.

| ART E PRINT (48h)
O que é a direção de arte. Traduzir conceitos em representações visuais. Os vários elementos artísticos e as suas conjugações: fotografia, design, ilustração, entre outros. O trabalho da direção artística com o design. O trabalho do diretor de arte, enquanto designer. O diretor de arte na equipa criativa. Princípios de design: cor, composição, proporção, equilíbrio, tipografia, entre outros elementos. Práticas de Photoshop CC para layout e design. Práticas de Photoshop CC para composição e tratamento de imagem. Noções base de fotografia. Principais formatos e meios: imprensa, outdoors e mupis. Outros formatos: prints para ativações de marca, flyers e afins, merchandising, intervenção no produto, branding e publicidade não convencionais. Direção de arte no online. Exercícios práticos de criação de campanha print ou online baseada em imagem.

| VÍDEO (32h)
O vídeo na publicidade: do teaser na web ao ecrã de cinema. Análise de case studies de várias linguagens e formatos de publicidade vídeo. O vídeo numa era de criativos digital natives. Pesquisa e criação de moodboards. Casos complexos (quando o storyboard e o shootingboard são necessários). Os envolvidos na produção de vídeo publicitário. Noções básicas de linguagem audiovisual e realização. Exercícios práticos de spot publicitário baseados em briefing: 1) criação de descritivo e visualização com base num briefing para uma marca destacada no mercado 2) descritivo, visualização e produção de spot (com alunos de realização e produção) e com base num briefing real para uma pequena marca ou organização.

| DIGITAL (32h)
Digital Everywhere: web, mobile, tablet, espaço público, wearables e outros. Noções base de marketing digital. Comportamento ativo e participativo do consumidor: youtubers, instagramers, bloggers, podcasts, digital influencers, reviewers, etc.. Adaptação para o digital vs criação para o digital. A publicidade em sites, apps, redes sociais e outros canais (instagram, facebook, youtube, tik tok, podcasts, etc). A precisão do targeting e dos algoritmos. Nocões de SEM e SEO. Outras tecnologias para publicidade: videomapping, realidade aumentada, VR, entre outras. Exercício práticos de campanhas em meios digitais.

| ATIVAÇÃO DE MARCAS (28h)
Conectar a marca ao consumidor: despertar a curiosidade, a paixão, e os sentidos. Ligar emocionalmente o consumidor à marca. Tornar conceitos e ideias em acções. Para além do marketing directo e relacional. Tipos de ativação. Análise de case studies. Desenhar um plano de ativação. A ativação planeada no físico e no digital. Ativação enquanto processo de Branding. Eventos de ativação. Noções de produção de eventos. Ativação para futuro vídeo “viral”. Brandedspaces. Interação entre ativação física e os devices do consumidor: smartphones, etc. Exercício prático de desenho de plano de ativação. Exercício prático de ativação.


| CAMPANHA INTEGRADA: SOCIAL (36h)
Exercício prático de campanha publicitária, 360º, vídeo, print, digital. Com execução real.
Apresentação de briefing real aos alunos, de associações / instituições de natureza e carácter social.
Definição de plano estratégico e processo criativo em conjunto com o cliente.
Criação de campanha publicitária real, envolvendo outras turmas da escola na produção dos suportes idealizados na campanha: turmas de Realização, Câmara e Iluminação, Produção de Cinema, Som, Make Up, etc.
A World Academy fornece o equipamento técnico e um budget para auxiliar a produção da campanha. Apresentação final das campanhas ao cliente.

| CAMPANHA INTEGRADA: COMERCIAL (42h)
Exercício prático, em duplas criativas, de campanha publicitária, 360º, vídeo, print, digital. Com execução simulada para cliente real.
Investigação sobre cliente e marca, concorrência, mercado, outras campanhas.
Definição de plano estratégico e processo criativo.
Acompanhamento e orientação dos trabalhos em todas as fases pelos formadores.
Apresentação dos projetos a um júri constituído por cliente, publicitários do mercado e formadores.
Criatividade, qualidade de execução e de apresentação e eficácia serão critérios de avaliação.

CAMPANHA INTEGRADA: SOCIAL (36h)

Exercício prático de campanha publicitária, 360º, vídeo, print, digital. Com execução real.

MASTERCLASSES (6h)
O curso inclui ainda Masterclasses com Profissionais de referência no mercado e na área do Curso. O aluno escolherá as mesmas em função dos seus interesses e disponibilidade.

FORMAÇÃO EXTRA
Os alunos deste curso são pontualmente convidados a participar em um ou mais eventos da escola ou de parceiros.

FORMAÇÃO INTERCURSOS
Todos os alunos e cursos da escola interagem, pelo menos uma vez, com outros cursos. Estimulando assim o trabalho em equipa e dando uma experiência ainda mais real de mercado.


ESTÁGIO CURRICULAR
Estágio em contexto real de trabalho, com período de 480h (3 meses). Sujeito a avaliação prévia positiva (10 em escala 0-20) na componente académica do curso. Datas dos estágios a marcar entre Julho e Dezembro de 2024. Todos os estágios incluem orientador na entidade acolhedora.

FORMADORES

COORDENADOR
PEDAGÓGICO

Ana Borges
Ricardo Miranda
Creative Director e Partner Wonder/Why
Hugo Oliveira
Marketing Director at Syone
João Geada
Diretor Criativo
Jorge Coelho
Creative Director, Planner, Co-Founder 5002
Artur Coelho
Copywriter, UZINA
Filipa Alves
Diretora Criativa
Maria Pedro
Diretora Criativa, RTP
+ Convidados
(Clientes de marcas e júri módulo final)
Pedro Miguel Magalhães Diretor Criativo JWT
Paulo Aguiar
Copywriter, Produtor
Rui Soares
Diretor Criativo, TODOS

OUTRAS INFORMAÇÕES

| ESPAÇO E EQUIPAMENTOS

Sala com um computador por aluno, projetor vídeo e internet. Software Adobe Creative Cloud CC: Photoshop, Premiere, Ilustrator, After Effects.Acesso para exercícios do curso, ao estúdios e equipamentos de fotografia, vídeo e som (operados por alunos destes cursos quando necessário).

| UTILIZAÇÃO DE MEIOS

Os alunos poderão solicitar espaços e meios extra-aulas mediante disponibilidade e capacidade de uso.


PARCEIROS PRINCIPAIS

5002
APPM
Clube Criativos de Portugal
Excentric Grey
Fullsix
Gerador
Havas Group

Hi-Interactive
JWT
Lisbon Labs
Mindshaker
Others
Post United
RTP

Shifthinkers
SIC
Social Animals
Syone
The Hotel
TODOS
TVI

Uzina
Wonder/Why
Wy Group
Young Network Group
+ outros no site


| PRÉMIOS

Os melhores alunos são premiados no final de cada ano com ações de formação ou disponibilidade de meios de produção.

| BOLSAS

Todos os anos a World Academy abre vagas para estágios internos, na modalidade de troca por curso, para alunos com bom perfil mas que comprovem dificuldades financeiras sérias.


| ENTIDADE DE CERTIFICAÇÃO

DGERT.

| MODALIDADE DA FORMAÇÃO

Inicial.

INSCRIÇÕES

| INSCRIÇÃO

75€ até 31 de Agosto

150€ a partir de 1 de Setembro de 2023

| PREÇOS

2.900€

Pronto Pagamento 2.610€ (10% desconto)

9 meses x 322.22€
12 meses x 241,67€

| DESCONTOS

EX ALUNOS
FORMADORES WA
PARCEIROS
2 CURSOS
Consultar Secretaria para mais informações sobre descontos.

NOTA: As modalidades de pagamento apresentadas são válidas para cidadãos da União Europeia; os cidadãos de fora da UE deverão contactar a secretaria para receber mais informações.


| CANDIDATURA

1ª Etapa: Marcação de entrevista para orientação e seleção.
2ª Etapa: Envio de currículo, ficha de candidatura.
Portfolio criativo (fotografia, artes visuais, textos criativos, ou outros).
Conhecimentos mínimos obrigatórios de Photoshop ou Illustrator (até início do curso).
Fator preferencial: formação prévia em áreas da comunicação ou das artes.
3ª Etapa: Inscrição
NOTA: Mínimo de 17 anos à data da candidatura.
12º ano de escolaridade ou percurso académico/profissional relevante para o curso.

| INSCRIÇÃO

Depois de aprovação em entrevista é necessário:

  • Leitura e aceitação escrita do Regulamento e do Contrato.
  • Cópia do certificado de habilitações, apresentação do cartão de cidadão, fotografia “tipo passe” e comprovativo de morada.
  • Pagamento de Inscrição.

| CONDIÇÕES GERAIS
As condições de funcionamento e organização da formação, deveres e direitos do aluno, entre outras regras e procedimentos, devem ser consultados no Regulamento da World Academy. A leitura e aceitação dos termos do mesmo são obrigatórias antes do ato de inscrição.


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GRAPHIC DESIGN | DIGITAL MARKETING

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