Comunicação para Empresas e Organizações

CURSO ESPECIALIZAÇÃO PROFISSIONAL 2019/2020

empresarial

Todas as organizações, desde empresas a autarquias e organismos públicos, de ONGs a associações, precisam de uma voz que as distinga e destaque num mundo cada vez mais global e rápido. O curso prepara profissionais para definir estratégias de comunicação, briefings para agências de comunicação, redigir discursos, press releases, relações institucionais e com os media, criar conteúdos multiplataforma, assim como conduzir toda a comunicação interna da organização, de forma consistente e com resultados positivos.

CONTEÚDOS DO CURSO

| GESTÃO DA COMUNICAÇÃO (16h)
Origem e objetivos da comunicação nas empresas e nas organizações. Estratégias de comunicação, adequadas à comunicação interna e externa.
A comunicação como ferramenta para o reforço da imagem organizacional e ativação da marca.

| ESCRITA EM COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA (20h)
Técnicas e metodologias de escrita, em formatos adequados à comunicação corporativa: texto jornalístico/informativo, relações públicas, press release, divulgação de eventos e campanhas publicitárias e comunicações internas.

| COMUNICAÇÃO VERBAL E TÉCNICAS DE VOZ (16h)
Técnicas de aquecimento, relaxamento e projeção de voz. Avaliação e manutenção das cordas vocais. Exercícios práticos gravados.

| CONSULTORIA DE IMAGEM (12h)
Imagem como projeção de valores e atitudes. Postura, cabelos e make up, roupa e styling. Adaptação a situações diversas. Coerência com a imagem e valores da organização.

| RELAÇÕES PÚBLICAS E PROTOCOLO (16h)
O Mundo das relações públicas. Competências base. Relações interpessoais, com colaboradores, público e media. Gestão de crises. Protocolo empresarial e institucional. Regras base em apresentações, eventos e cerimónias.

| MEDIA TRAINING (20h)
Os vários formatos de media e suas especificidades. Linguagem corporal, gestual, verbal e facial. Preparar e executar apresentações ao vivo e para vídeo. Preparar e executar entrevistas para TV, rádio e imprensa. Comunicação empática e objetiva. Exercícios práticos gravados com análise crítica.

| DESIGN GRÁFICO (20h)
Noções base sobre design gráfico e de comunicação: cores, proporcionalidade, espaçamento, tipografia, hierarquias e funcionalidade. Introdução ao Ilustrator e outros programas.
Case studies de rebranding e ativação de marcas
Briefing aos designers.

| VÍDEO (28h)
Noções e tecnologias de vídeo. Captação com telemóveis e câmaras. Enquadramentos e planos, som, construir uma peça.
Edição com Premiere e com programas mais simplificados.
Linguagem da montagem.

| FOTOGRAFIA E PÓS PRODUÇÃO (16h)
Noções tecnológicas e de linguagem em fotografia.
Fotografar com telemóvel e câmaras.
Noções básicas de pós-produção (Photoshop e outros softwares mais simplificados).
Briefing aos fotógrafos

| DIGITAL E SOCIAL MEDIA (32h)
Criação e gestão de páginas institucionais. Blog e site em WordPress (ou equivalente). Criação de conteúdos partilháveis.
Criação de estratégia de presença da marca nas redes sociais: Facebook, Youtube, Instagram e outros. Gestão de comunidades online: criação e gestão de conteúdos, formação de Comunidades, boas práticas, gestão de crises.
Publicidade e promoção nas redes sociais. Google adwords e analytics. Outras métricas.

| PRODUÇÃO E GESTÃO DE EVENTOS (20h)
Conceber, planear, executar e avaliar eventos empresariais e institucionais, destinados tanto ao cliente interno como externo.
Planear, gerir orçamentos, otimizar recursos (humanos, técnicos e financeiros). Coordenar equipas multidisciplinares e trabalhar em equipa.
Briefing e noções de montagem e desmontagem de eventos.

| ATIVAÇÃO DE MARCA E PUBLICIDADE (20h)
Publicidade como voz das empresas. Briefing, estratégia, criatividade, plano de meios e avaliação.
Marketing direto, experiencial e relacional. Evoluções e case studies. Ativação de marcas: chamar a atenção, envolver, fazer partilhar, consumir. Ferramentas e meios: eventos, pontos de venda, digital, media e press brand entertainment, naming, placement and content. Outsourcing de meios e serviços.

| PROJETO FINAL 360º (24h)
Projeto real de comunicação duma organização, com trabalho em grupo e com júri final. Os alunos devem delinear e executar uma campanha 360º, utilizando todos os meios e conteúdos necessários.

| ESTÁGIO CURRICULAR
Estágio em contexto real de trabalho, com período mínimo de 160h e máximo de 480h (1 a 3 meses). Sujeito a avaliação prévia positiva (10 em escala 0-20) na componente académica do curso. Datas dos estágios a marcar entre julho e outubro de 2019. Todos os estágios incluem orientador na entidade acolhedora

FORMADORES

aurelio
Aurélio Vasques
Diretor de Fotografia 


Diana Ramos
Senior Social Media Manager,
Wunderman


Elisabete Andrade
Coordenadora Pedagógica e Responsável Comunicação World Academy  

francisco-serzedello
Francisco Serzedello
Diretor Desafio Global 


Jorge Simão,
Fotógrafo 


Jorge Coelho,
Diretor Criativo Executivo


Rui Barros
Pós-produtor RTP  


Patrícia Matos
Jornalista e pivot TVI  


Raquel Bulha
ex-Realizadora, Antena 3; voz-off, SIC


Sandra Dias
Especialista em Protocolo Eventos e Imagem 

sandrina
Sandrina Francisco
Especialista em Moda 


Cláudia Bandeira,
Chief Design Officer, Creative Director, Graphic Designer 

teresa-botelheiro
Teresa Botelheiro
Jornalista RTP  

profile-03
Convidados
(profissionais de comunicação de empresas/organizações relevantes)

OUTRAS INFORMAÇÕES

| PARCEIROS PRINCIPAIS
2 Riscos
Altice Arena
Ao Sul do Mundo
APPM
Blueticket
Canal Q
Clube Criativos de Portugal
CTL- Cultural Trends Lisbon
Desafio Global Ativism
Fashion Studio Lab
Festival Meo Sudoeste
Festival SBSR
Festival Sol da Caparica
Fuel TV
Gerador
Music Box
Others
PH Neutro
PMP – Produção de Eventos
Produtores Associados
RTP
SIC
Social Animals
Sporting TV
Teatro São Luiz
The Hotel
TVI
+ outros a confirmar

| ESPAÇO E EQUIPAMENTOS
Sala com um computador por aluno, TV e Internet.
Software: Office, Premiere, Photoshop e Illustrator. Estúdio de vídeo e fotografia equipado com câmaras e acessórios profissionais. Estúdio de Som. Auditório. Camarins.

| UTILIZAÇÃO DE MEIOS
Os alunos poderão solicitar espaços e meios extra aulas, mediante disponibilidade e capacidade de uso.

| MODALIDADE DA FORMAÇÃO
Inicial

| BOLSAS
Todos os anos a World academy abre vagas para estágios internos, na modalidade de troca por curso, para alunos com bom perfil mas que comprovem dificuldades financeiras sérias.

Inscrição

Inscrições Abertas

| CANDIDATURA
Marcação de entrevista para orientação e seleção.
Apresentação de currículo, ficha de candidatura (download para preenchimento).
Mínimo de 17 anos à data da candidatura.
12º ano de escolaridade, ou percurso académico/profissional relevante para o curso.

| PROCESSO DE INSCRIÇÃO
Depois de aprovação em entrevista é necessário:
– leitura e aceitação escrita do Regulamento e do Contrato.
– entrega de currículo, cópia do certificado de habilitações, apresentação cartão de cidadão, fotografia “passe”, comprovativo de morada.

NOTA: As modalidades de pagamento apresentadas são válidas apenas para cidadãos da União Europeia. Os cidadãos de fora da UE deverão contactar a secretaria para mais informações.

| CONDIÇÕES GERAIS
As condições de funcionamento e organização da formação, deveres e direitos do aluno, entre outras regras e procedimentos, devem ser consultados no Regulamento da World Academy. A leitura e aceitação dos termos do mesmo são obrigatórias antes do acto de inscrição.

 

A World Academy pode alterar o conteúdo aqui divulgado.

Cursos Relacionados