Comunicação para Empresas e Organizações

CURSO ESPECIALIZAÇÃO PROFISSIONAL

empresarial

Todas as organizações, desde empresas a autarquias e organismos públicos, de ONGs a associações, precisam de uma voz que as distinga e destaque num mundo cada vez mais global e rápido.
O curso prepara profissionais para definir estratégias de comunicação, briefings para agências de comunicação, redigir discursos, press releases, relações institucionais e com os media, criar conteúdos multiplataforma, assim como conduzir toda a comunicação interna da organização, de forma consistente e com resultados positivos.

CONTEÚDOS DO CURSO

| GESTÃO DA COMUNICAÇÃO (15h)
Origem e objetivos da comunicação nas empresas e nas organizações. Estratégias de comunicação, adequadas à comunicação interna e externa. A comunicação como ferramenta para o reforço da imagem organizacional e ativação da marca.

| ESCRITA EM COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA (15h)
Técnicas e metodologias de escrita, em formatos adequados à comunicação corporativa: texto jornalístico/informativo, relações públicas, press release, divulgação de eventos e campanhas publicitárias, biografias, discursos e apresentações, alinhamento de eventos, comunicações internas.

| COMUNICAÇÃO VERBAL E TÉCNICAS DE VOZ (12h)
Técnicas de aquecimento, relaxamento e projeção de voz.
Avaliação e manutenção das cordas vocais.
Exercícios práticos gravados.

| CONSULTORIA DE IMAGEM (12h)
Imagem como projeção de valores e atitudes.
Postura, cabelos e make up, roupa e styling.
Adaptação a situações diversas.
Coerência com a imagem e valores da organização.

| CAPTAÇÃO E EDIÇÃO VÍDEO(21h)
Noções e tecnologias de vídeo.
Captação com telemóveis e câmaras.
Enquadramentos e planos, som, construir uma peça.
Edição com Premiere e com programas mais simplificados.
Linguagem da montagem.
Exercícios práticos.

| MEDIA TRAINING (18h)
Os vários media e suas especificidades.
Linguagem corporal, gestual, vocal e facial.
Preparar e executar apresentações ao vivo e para vídeo.
Preparar e ter entrevistas com jornalistas para TV, rádio e imprensa.
Comunicação empática e objetiva.
Exercícios práticos gravados com análise crítica.

| FOTOGRAFIA E PÓS PRODUÇÃO (15h)
Noções tecnológicas e de linguagem em fotografia.
Fotografar com telemóvel e câmaras.
Luz, lentes, exposição, foco, enquadramento, assunto.
Noções básicas de pós-produção com Photoshop e outros softwares mais simplificados.

| DESIGN GRÁFICO (15h)
Noções base sobre design gráfico e de comunicação: cores, proporcionalidade, espaçamento, tipografia, hierarquias e funcionalidade.
Introdução ao Ilustrator e outros programas.
Exercícios práticos de cartaz, flyer e anúncio digital.

| RELAÇÕES PÚBLICAS E PROTOCOLO (18h)
O Mundo das relações públicas. Competências base.
Relações interpessoais, com colaboradores, público e media.
Gestão de crises. Protocolo empresarial e institucional.
Regras base em apresentações, eventos e cerimónias.

| DIGITAL E SOCIAL MEDIA (21h)
Criação e gestão de páginas institucionais.
Blog e site em WordPress (ou equivalente).
Criação de conteúdos partilháveis.
Criação de estratégia de presença da marca nas redes sociais: Facebook, Youtube, Instagram e outros.
Gestão de comunidades online: criação e gestão de conteúdos, formação de comunidades, boas práticas, gestão de crises.
Publicidade e promoção nas redes sociais.
Google adwords e analytics. Outras métricas.

| PRODUÇÃO E GESTÃO DE EVENTOS (18h)
Conceber, planear, executar e avaliar eventos empresariais e institucionais, destinados tanto ao cliente interno como externo.
Planear, gerir orçamentos, otimizar recursos (humanos, técnicos e financeiros). Coordenar equipas multidisciplinares e trabalhar em equipa.

| ATIVAÇÃO DE MARCA E PUBLICIDADE (18h)
Publicidade como voz das empresas. Briefing, estratégia, criatividade, plano de meios e avaliação.
Marketing direto, experiencial e relacional. Evoluções e case studies.
Ativação de marcas: chamar a atenção, envolver, fazer partilhar, consumir. Ferramentas e meios: eventos, pontos de venda, digital, media e press brand entertainment, naming, placement and content. Outsourcing de meios e serviços.

| PROJETO FINAL 360º (22h)
Projeto real de comunicação duma organização, com trabalho em grupo e com júri final. Os alunos devem delinear e executar uma campanha 360º, utilizando todos os meios e conteúdos necessários.

| ESTÁGIO CURRICULAR
Estágio em contexto real de trabalho, com período mínimo de 160h e máximo de 480h (1 a 3 meses). Sujeito a avaliação prévia positiva (10 em escala 0-20) na componente académica do curso. Datas dos estágio a marcar entre Julho e Outubro de 2017. Todos os estágios incluem orientador na entidade acolhedora.

FORMADORES

aurelio
Aurélio Vasques
Diretor de Fotografia 


Cristina Fernandes
Protocolo, Eventos e Imagem


Diana Ramos
Social Media Manager, BAR 


Elisabete Andrade
Responsável Comunicação World Academy  

francisco-serzedello
Francisco Serzedello
Diretor  Desafio Global Ativism  

ivo-cordeiro
Ivo Cordeiro
Fotógrafo de Publicidade

miguel-tomar-nogueira
Miguel Nogueira
Coordenador World Academy e Editor Vídeo  


Patrícia Matos
Jornalista e pivot TVI  


Raquel Bulha
ex-locutora Antena 3, Promoções SIC 

rui-ventura
Rui Ventura
Presidente da APPM/ Director de  Marketing Fuel TV

sandrina
Sandrina Francisco
Especialista em Moda 

susana-antao
Susana Antão
Designer e Ilustradora Ogilvy behance

teresa-botelheiro
Teresa Botelheiro
Jornalista RTP e Diretora de Comunicação Erasmus  

profile-03
Convidados
(profissionais de comunicação de empresas/organizações relevantes)

OUTRAS INFORMAÇÕES

| PARCEIROS PRINCIPAIS
2 Riscos
Ao Sul do Mundo
APPM
Blueticket
Canal Q
Clube Criativos de Portugal
CTL- Cultural Trends Lisbon
Desafio Global Ativism
Fashion Studio Lab
Festival Meo Sudoeste
Festival SBSR
Festival Sol da Caparica
Fuel TV
Gerador
Meo Arena
Music Box
Others
PH Neutro
PMP – Produção de Eventos
Post United
Produtores Associados
RTP
SIC
Social Animals
Sporting TV
Teatro São Luiz
The Hotel
TVI
+ outros a confirmar

| ESPAÇO E EQUIPAMENTOS
Sala com um computador por aluno, TV e Internet.
Software: Office, Premiere, Photoshop e Illustrator. Estúdio de vídeo e fotografia equipado com câmaras e acessórios profissionais. Estúdio de Som. Auditório. Camarins.

| UTILIZAÇÃO DE MEIOS
Os alunos poderão solicitar espaços e meios extra aulas, mediante disponibilidade e capacidade de uso.

| MODALIDADE DA FORMAÇÃO
Inicial

| PRÉMIOS
Os melhores alunos são premiados no final de cada ano, com acções de formação ou disponibilidade de meios de produção.

| BOLSAS
Todos os anos a World academy abre vagas para estágios internos, na modalidade de troca por curso, para alunos com bom perfil mas que comprovem dificuldades financeiras sérias.

Inscrição

Inscrições Abertas

| CANDIDATURA
Marcação de entrevista para orientação e seleção.
Apresentação de currículo, ficha de candidatura (download para preenchimento).
Mínimo de 17 anos à data da candidatura.
12º ano de escolaridade, ou percurso académico/profissional relevante para o curso.

| PROCESSO DE INSCRIÇÃO
Depois de aprovação em entrevista é necessário:
– leitura e aceitação escrita do Regulamento e do Contrato.
– entrega de currículo, cópia do certificado de habilitações,* apresentação cartão de cidadão, cartão de contribuinte (de quem paga), fotografia “passe”, comprovativo de morada.

*A cópia/digitalização do cartão de cidadão, para arquivo da World Channels, S.A, apenas será feita com autorização expressa do titular do mesmo, uma vez que de acordo com artigo 5.º da Lei n.º 7/2007 de 5 de fevereiro, este procedimento não é obrigatório.

| CONDIÇÕES GERAIS
As condições de funcionamento e organização da formação, deveres e direitos do aluno, entre outras regras e procedimentos, devem ser consultados no Regulamento da World Academy. A leitura e aceitação dos termos do mesmo são obrigatórias antes do acto de inscrição.

A World Academy pode alterar o conteúdo aqui divulgado.

Cursos Relacionados