Comunicação para Empresas e Organizações

CURSO ESPECIALIZAÇÃO PROFISSIONAL 2018/2019

empresarial

Todas as organizações, desde empresas a autarquias e organismos públicos, de ONGs a associações, precisam de uma voz que as distinga e destaque num mundo cada vez mais global e rápido.
O curso prepara profissionais para definir estratégias de comunicação, briefings para agências de comunicação, redigir discursos, press releases, relações institucionais e com os media, criar conteúdos multiplataforma, assim como conduzir toda a comunicação interna da organização, de forma consistente e com resultados positivos.

CONTEÚDOS DO CURSO

| GESTÃO DA COMUNICAÇÃO (15h)
Origem e objetivos da comunicação nas empresas e nas organizações. Estratégias de comunicação, adequadas à comunicação interna e externa.
A comunicação como ferramenta para o reforço da imagem organizacional e ativação da marca.

| ESCRITA EM COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA (21h)
Técnicas e metodologias de escrita, em formatos adequados à comunicação corporativa: texto jornalístico/informativo, relações públicas, press release, divulgação de eventos e campanhas publicitárias e comunicações internas.

| COMUNICAÇÃO VERBAL E TÉCNICAS DE VOZ (15h)
Técnicas de aquecimento, relaxamento e projeção de voz. Avaliação e manutenção das cordas vocais. Exercícios práticos gravados.

| CONSULTORIA DE IMAGEM (12h)
Imagem como projeção de valores e atitudes. Postura, cabelos e make up, roupa e styling. Adaptação a situações diversas. Coerência com a imagem e valores da organização.

| RELAÇÕES PÚBLICAS E PROTOCOLO (15h)
O Mundo das relações públicas. Competências base. Relações interpessoais, com colaboradores, público e media. Gestão de crises. Protocolo empresarial e institucional. Regras base em apresentações, eventos e cerimónias.

| MEDIA TRAINING (21h)
Os vários formatos de media e suas especificidades. Linguagem corporal, gestual, verbal e facial. Preparar e executar apresentações ao vivo e para vídeo. Preparar e executar entrevistas para TV, rádio e imprensa. Comunicação empática e objetiva. Exercícios práticos gravados com análise crítica.

| DESIGN GRÁFICO (21h)
Noções base sobre design gráfico e de comunicação: cores, proporcionalidade, espaçamento, tipografia, hierarquias e funcionalidade. Introdução ao Ilustrator e outros programas.
Case studies de rebranding e ativação de marcas
Briefing aos designers.

| VÍDEO (18h)
Noções e tecnologias de vídeo. Captação com telemóveis e câmaras. Enquadramentos e planos, som, construir uma peça.
Edição com Premiere e com programas mais simplificados.
Linguagem da montagem.

| FOTOGRAFIA E PÓS PRODUÇÃO (18h)
Noções tecnológicas e de linguagem em fotografia.
Fotografar com telemóvel e câmaras.
Noções básicas de pós-produção (Photoshop e outros softwares mais simplificados).
Briefing aos fotógrafos

| DIGITAL E SOCIAL MEDIA (30h)
Criação e gestão de páginas institucionais. Blog e site em WordPress (ou equivalente). Criação de conteúdos partilháveis.
Criação de estratégia de presença da marca nas redes sociais: Facebook, Youtube, Instagram e outros. Gestão de comunidades online: criação e gestão de conteúdos, formação de Comunidades, boas práticas, gestão de crises.
Publicidade e promoção nas redes sociais. Google adwords e analytics. Outras métricas.

| PRODUÇÃO E GESTÃO DE EVENTOS (21h)
Conceber, planear, executar e avaliar eventos empresariais e institucionais, destinados tanto ao cliente interno como externo.
Planear, gerir orçamentos, otimizar recursos (humanos, técnicos e financeiros). Coordenar equipas multidisciplinares e trabalhar em equipa.
Briefing e noções de montagem e desmontagem de eventos.

| ATIVAÇÃO DE MARCA E PUBLICIDADE (21h)
Publicidade como voz das empresas. Briefing, estratégia, criatividade, plano de meios e avaliação.
Marketing direto, experiencial e relacional. Evoluções e case studies. Ativação de marcas: chamar a atenção, envolver, fazer partilhar, consumir. Ferramentas e meios: eventos, pontos de venda, digital, media e press brand entertainment, naming, placement and content. Outsourcing de meios e serviços.

| PROJETO FINAL 360º (22h)
Projeto real de comunicação duma organização, com trabalho em grupo e com júri final. Os alunos devem delinear e executar uma campanha 360º, utilizando todos os meios e conteúdos necessários.

| ESTÁGIO CURRICULAR
Estágio em contexto real de trabalho, com período mínimo de 160h e máximo de 480h (1 a 3 meses). Sujeito a avaliação prévia positiva (10 em escala 0-20) na componente académica do curso. Datas dos estágios a marcar entre julho e outubro de 2019. Todos os estágios incluem orientador na entidade acolhedora

FORMADORES

aurelio
Aurélio Vasques
Diretor de Fotografia 


Diana Ramos
Senior Social Media Manager,
Wunderman


Elisabete Andrade
Responsável Comunicação World Academy  

francisco-serzedello
Francisco Serzedello
Diretor Desafio Global 

ivo-cordeiro
Ivo Cordeiro
Fotógrafo de Publicidade


João Geada
Director Criativo 

miguel-tomar-nogueira
Miguel Nogueira
Coordenador World Academy e Editor Vídeo  


Patrícia Matos
Jornalista e pivot TVI  


Raquel Bulha
ex-locutora Antena 3, Promoções SIC 


Sandra Dias
Especialista em Protocolo Eventos e Imagem 

sandrina
Sandrina Francisco
Especialista em Moda 

susana-antao
Susana Antão
Designer e Ilustradora,
Ogilvy 

teresa-botelheiro
Teresa Botelheiro
Jornalista RTP  

profile-03
Convidados
(profissionais de comunicação de empresas/organizações relevantes)

OUTRAS INFORMAÇÕES

| PARCEIROS PRINCIPAIS
2 Riscos
Altice Arena
Ao Sul do Mundo
APPM
Blueticket
Canal Q
Clube Criativos de Portugal
CTL- Cultural Trends Lisbon
Desafio Global Ativism
Fashion Studio Lab
Festival Meo Sudoeste
Festival SBSR
Festival Sol da Caparica
Fuel TV
Gerador
Music Box
Others
PH Neutro
PMP – Produção de Eventos
Produtores Associados
RTP
SIC
Social Animals
Sporting TV
Teatro São Luiz
The Hotel
TVI
+ outros a confirmar

| ESPAÇO E EQUIPAMENTOS
Sala com um computador por aluno, TV e Internet.
Software: Office, Premiere, Photoshop e Illustrator. Estúdio de vídeo e fotografia equipado com câmaras e acessórios profissionais. Estúdio de Som. Auditório. Camarins.

| UTILIZAÇÃO DE MEIOS
Os alunos poderão solicitar espaços e meios extra aulas, mediante disponibilidade e capacidade de uso.

| MODALIDADE DA FORMAÇÃO
Inicial

| BOLSAS
Todos os anos a World academy abre vagas para estágios internos, na modalidade de troca por curso, para alunos com bom perfil mas que comprovem dificuldades financeiras sérias.

Inscrição

Inscrições Abertas

| CANDIDATURA
Marcação de entrevista para orientação e seleção.
Apresentação de currículo, ficha de candidatura (download para preenchimento).
Mínimo de 17 anos à data da candidatura.
12º ano de escolaridade, ou percurso académico/profissional relevante para o curso.

| PROCESSO DE INSCRIÇÃO
Depois de aprovação em entrevista é necessário:
– leitura e aceitação escrita do Regulamento e do Contrato.
– entrega de currículo, cópia do certificado de habilitações, apresentação cartão de cidadão, fotografia “passe”, comprovativo de morada.

NOTA: As modalidades de pagamento apresentadas são válidas apenas para cidadãos da União Europeia. Os cidadãos de fora da UE deverão contactar a secretaria para mais informações.

| CONDIÇÕES GERAIS
As condições de funcionamento e organização da formação, deveres e direitos do aluno, entre outras regras e procedimentos, devem ser consultados no Regulamento da World Academy. A leitura e aceitação dos termos do mesmo são obrigatórias antes do acto de inscrição.

 

A World Academy pode alterar o conteúdo aqui divulgado.

Cursos Relacionados